Cultura & Lazer Titulo
Jayme Monjardim comemora 20 anos na TV
Rodrigo Teixeira
Da TV Press
07/03/2003 | 21:26
Compartilhar notícia


Jayme Monjardim comemora 20 anos de televisão com a minissérie A Casa das Sete Mulheres. A primeira novela comandada pelo diretor foi Braço de Ferro (1983) na Band. Desde então, dirigiu 13 novelas e três minisséries. Entre elas, a inovadora Pantanal, na extinta Manchete, e os sucessos da Globo Terra Nostra e O Clone. Conhecido por explorar belas tomadas da natureza em suas produções, Jayme é do tipo de diretor que não acredita em limite para se utilizar efeitos de computação gráfica. Ele também se autodenomina um contador de histórias acima de tudo. “O que procuro é conceituar minhas produções e imprimir um estilo próprio e coerente. Fazer belas imagens de natureza é uma conseqüência”, diz o diretor.

Após a minissérie A Casa das Sete Mulheres, Jayme estará envolvido com sua estréia como diretor de cinema. É o filme Olga, baseado no livro do jornalista Fernando Morais. A produção contará a história de Olga Benário, mu-lher judia do líder comunista Luís Carlos Prestes, que foi extraditada pelo governo de Getúlio Vargas para um campo de concentração nazista. A idéia é que a produção entre em cartaz nos cinemas e depois seja adaptada para uma microssérie de quatro capítulos. “Também quero estar presente no próximo trabalho de Glória Perez na televisão”, afirma Jayme.

TV PRESS - Você sempre explora a natureza em suas produções. Quando o estilo de um diretor vira falta de ousadia?

JAYME MONJARDIM - A minha marca não é por meio de natureza, mas do conceito dos meus trabalhos. É mais difícil conceituar do que dirigir. Fazer uma tomada bonita de natureza é fácil, mas conceituar é o problema. Vou morrer levando natureza, cachoeiras e imagens bonitas para as minhas produções. É o meu jeito de fazer.

TV PRESS - Qual a dificuldade em dirigir uma minissérie como A Casa das Sete Mulheres?

MONJARDIM - As cenas de batalha e as dos navios, sem dúvida. Construímos duas proas, rampas de água, uma piscina cenográfica e toda estrutura, como nos melhores estúdios do mundo.

TV PRESS - Você tem um esquema de segurança do elenco nas cenas de cavalaria?

MONJARDIM - Tenho um grupo de cavaleiros contratados para a minissérie. Em todas as cenas de batalhas envolvendo cavalos, o elenco sempre é cercado por dois cavaleiros dublês para segurarem os atores em caso de queda. Há este risco. O Werner Schünemann quase caiu com um tropel de 60 cavalos atrás dele e seguraram ele no momento exato.

TV PRESS - Por que você eliminou o sotaque gaúcho da minissérie?

MONJARDIM - Porque iria virar uma salada de sotaques. O cinema norte-americano conta histórias maravilhosamente bem sem utilizar sotaque. Também decidi alterar a geografia do Rio Grande do Sul. Juntei a região dos pampas e da serra gaúcha para melhor contar a história. Acho que foi uma decisão acertada, pois no Rio Grande do Sul a audiência é absurda, chega a dar 51 pontos de média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;