Cultura & Lazer Titulo
Ator vive Isadora Duncan em S.Bernardo
Ricardo Ditchun
Da Redaçao 
14/05/1999 | 19:02
Compartilhar notícia


A Companhia Internacional de Teatro Arte Livre, ou CIT Arte Livre, como é mais conhecida, apresenta-se sábado e domingo, no Teatro Lauro Gomes, em Sao Bernardo. O programa é Isadora Duncan, peça escrita por Roberto Cordovani.

É ele, também, quem assina a direçao e os projetos de iluminaçao e sonorizaçao do espetáculo, além de interpretar Isadora, a bailarina norte-americana que revolucionou a dança no início do século. No palco, ao lado de Cordovani, está Nuno Homem de Sá. Ele vive Nadir, uma espécie de abstraçao responsável pela corporificaçao de muitos dos personagens que se relacionaram com Isadora ao longo de sua vida.  

Nascida em 1878, Isadora expressou, sempre por meio da dança, seu inconformismo e revolta em relaçao a preconceitos e leis absurdas. Por outro lado, também celebrou as forças da natureza. Para reviver as facetas de Isadora, pioneiras e ousadas para a época em que viveu, Cordovani optou pela simplicidade, notadamente nos efeitos de iluminaçao e de cenário. A intençao é clara: centrar fogo em um estilo de interpretaçao naturalista.  

Da Isadora interpretada por Cordovani o público pode esperar uma amostra bastante completa de sua complexa personalidade. A bailarina, como se sabe, foi extremamente passional, sensual, idealista, irreverente, trágica e, no palco, leve. A estréia mundial de Isadora Duncan ocorreu em outubro do ano passado, em Estoril, Portugal. Depois, a CIT Arte Livre excursionou por várias cidades portuguesas e espanholas. Após a turnê brasileira, Cordovani e Homem de Sá seguem para a Bolívia e Argentina.  

A CIT Arte Livre surgiu em Sao Paulo, em 1976. Em 1985, após ser premiada na categoria Melhor Espetáculo do Fitei (Festival Internacional de Teatro de Expressao Ibérica), na cidade do Porto, em Portugal, Cordovani decidiu basear a companhia em Mondariz, na regiao espanhola da Galícia. Atualmente, a trupe está sediada em Sintra, Portugal, e, além de Cordovani e Homem de Sá, é formada pelos atores portugueses Paula Pais e Rita Alagao.  

A lista de espetáculos já desenvolvidos pela CIT Arte Livre inclui O milagre de Annie Sullivan (Willian Gibson), Entre maos (Rosa Marinho), Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade), O retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), Eva Perón, o espetáculo (Cordovani, Angelo Brea e Iolanda Aldrei) e Olhares de perfil (Cordovani e Alejandra Guibert).

Em Olhares de perfil (1987), assim como faz em Isadora Duncan, Cordovani interpreta com perfeiçao uma mulher. Na ocasiao, foi a atriz Greta Garbo, em uma metamorfose tao surpreendente e convincente que rendeu muitos prêmios ao ator, que chegou, inclusive, a ser cogitado para integrar listas da categoria Melhor Atriz de vários festivais europeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;