Internacional Titulo
India e Rússia firmam acordo de associaçao estratégica
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 09:31
Compartilhar notícia


O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Atal Behari Vajpayee firmaram esta terça-feira em Nova Délhi um acordo de ``associaçao estratégica' destinado a fortalecer as relaçoes bilaterais debilitadas desde o fim da guerra fria.

O documento, que propoe conduzir as relaçoes mútuas a um ``nível mais elevado e qualitativamente novo' durante o século XXI, foi firmado ao mesmo tempo que outros acordos, após o encontro dos dois dirigentes.

O texto, que aborda temas como a defesa, cooperaçao em matéria nuclear civil, comércio, ciência e tecnologia, destaca que a nova associaçao ``nao está dirigida contra nenhum Estado ou grupo de Estados e nao pretende a criaçao de uma aliança político-militar'.

A assinatura deste acordo foi o ponto culminante da visita oficial de três dias de Putin à India. Há oito anos que nenhum presidente russo visitava este país.

As duas partes confiam em que este acordo permitirá um incremento de suas relaçoes.

O documento se baseia na convicçao comum aos dois países de que é necessário construir uma ``estrutura global multipolar'.

Também recomenda um fortalecimento da cooperaçao militar e técnica ``em uma perspectiva a longo prazo'. A Rússia é o principal fornecedor de armas à India.

Os dois países também pretendem aumentar sua cooperaçao em matéria de luta contra o terrorismo, o separatismo e o tráfico de drogas. Tanto na India como na Rússia existem movimentos armados muçulmanos. Os indianos enfrentam rebeldes em Caxemira e os russos enfrentam combatentes na Chechênia.

Putin pediu a este respeito a Nova Délhi que reinicie seu diálogo com o Paquistao sobre a Caxemira, que os dois principais países do subcontinente indiano disputam há várias décadas.

Rússia e India desejam igualmente por este acordo desenvolver de maneira substancial seus intercâmbios econômicos, que baixaram a 1,6 bilhao de dólares depois de um pique de 5,5 bilhoes em 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;