Internacional Titulo
Nichols é condenado à prisão perpétua por atentado em Oklahoma
Da AFP
09/08/2004 | 16:12
Compartilhar notícia


Terry Nichols, acusado de cumplicidade com Timothy McVeigh no atentado contra o edifício federal de Oklahoma em 1995, foi condenado à prisão perpétua nesta segunda-feira. A condenação acontece dois meses depois de Nichols ter sido declarado culpado das 161 acusações de assassinato em primeiro grau.

Em 1998, Nichols, 49 anos, já tinha sido condenado, por uma corte federal, à prisão perpétua, sem direito a liberdade condicional, pela morte de oito agentes federais na explosão.

Entretanto, com a finalidade de conseguir a condenação de Nichols à morte, a promotoria buscou um segundo julgamento num tribunal estadual.

Porém, uma vez mais o júri não chegou a um acordo sobre a questão, obrigando o juiz distrital Steven Taylor a decretar a condenação do réu à prisão perpétua.

Segundo a promotoria, Nichols ajudou e instigou Timothy McVeigh, ao conseguir alguns elementos para o preparo da bomba.

A defesa de Nichols insiste que seu cliente é um mero bode expiatório do governo e vítima de uma grande conspiração.

O atentado de Oklahoma, realizado no dia 19 de abril de 1995, resultou em 168 mortos, entre eles 19 crianças, e 500 feridos.

Condenado à morte, Timothy McVeigh foi executado no dia 11 de junho de 2001. No período em que permaneceu no corredor da morte, McVeigh, um veterano da guerra do Golfo de 1991, falou abertamente sobre o ódio governamental que motivou sua ação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;