Cultura & Lazer Titulo
Dramaturgo italiano critica comportamento do papa no Brasil
Das Agências
10/05/2007 | 19:23
Compartilhar notícia


O dramaturgo italiano Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura em 1997, criticou nesta quinta-feira na Itália o comportamento do papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, onde apareceu em público apenas através de "cúpulas blindadas".

Segundo a agência Ansa, no primeiro dia da Feira do Livro de Turim, no norte da Itália, Dario Fo falou sobre diversos temas religiosos e afirmou que o Papa não sabe como é "grotesco levar ao mundo a palavra de Deus deste modo", em referência ao que chamou de "cúpulas blindadas" que o pontífice utilizou em seus encontros com o público brasileiro.

"É preciso ironia, senso do grotesco para entender a realidade e este Papa não me parece ter humorismo", afirmou.

O premiado dramaturgo italiano também falou sobre seu amor pelos textos religiosos, como a Bíblia e os Evangelhos, e revelou que neste momento está "relendo a Bíblia e preparando um livro sobre Jesus e as mulheres". "Se as relações verdadeiras que existiam entre Jesus, os apóstolos e as mulheres fossem lidas, se descobriria como as mulheres foram colocadas de lado nas versões da Bíblia", observou.

Dario Fo também teceu comentários sobre a crise do terrorismo, que envolve questões religiosas. "Hoje é muito perigoso ironizar o poder e quem senta à direita de Deus. Quem o fizer corre o risco de ser chamado de terrorista", observou o dramaturgo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;