Cultura & Lazer Titulo
Usuários debatem crescimento do Linux em Sao Paulo
Renata Turbiani
Da Redaçao
25/09/2000 | 17:53
Compartilhar notícia


Pela primeira vez será realizada no país a Linux Expo Brasil, um encontro entre usuários e desenvolvedores de sistemas de software livre e soluçoes Linux (sistema operacional desenvolvido em 1991 pelo estudante finlandês Linus Torvalds).

Destinado a diretores de TI, gerentes de projeto, desenvolvedores e pesquisadores, o evento será realizado no Centro de Convençoes do Anhembi, em Sao Paulo, terça e quarta. Será dividido em dois pavilhoes especiais: o de empresas Start-up e Internacional e o Pavilhao Geraçao Linux.

O primeiro espaço será destinado às pequenas empresas nacionais e estrangeiras, para que os brasileiros tenham conhecimento de suas atividades. O Pavilhao Geraçao Linux, por sua vez, reunirá entidades como a Free Software Foundation e a Debian, além de representantes das associaçoes e grupos de usuários Linux (LUG), como Ponto BR, Linux in Brazil, Viciados em Linux, Linux All e Linux SP, responsáveis pela expansao desse sistema no mundo todo.

Segundo Telmo Freitas, gerente do projeto Linux Expo Brasil, o objetivo do evento é reunir toda a comunidade Linux para que seus integrantes, de várias regioes, possam trocar idéias e experiências. "O Brasil é o país mais desenvolvido da América do Sul, por isso o escolhemos para sediar um evento como esse", afirma Freitas.   "Além disso, um dos países que mais consome esse OS é o Brasil, atrás apenas de alguns países da Europa - como Alemanha, França e Espanha - e dos Estados Unidos. É um mercado bem interessante", acrescenta o gerente.

Paralelamente à feira, será realizado um ciclo de conferências e debates, ministrado por especialistas da área e representantes das maiores empresas de informática e tecnologia do mercado, como SuSe, Cyclades, Oracle, IBM, Hewlett-Packard, Linuxcare, Conectiva e Compaq, que abordarao os seguintes temas: Kernel, drivers e sistemas de arquivos; Desenvolvimento e manutençao de softwares; Ambientes gráficos: GNOME, KDE, X11, Open GL e outros; Linux nas empresas - Base de dados e comércio eletrônico; Linux na educaçao - Infra-estrutura para ensino nas escolas, programas educativos e metódos pedagógicos para ensino de computaçao.

Entre os palestrantes, estao presentes Sandro Nunes Henrique, CEO da Conectiva; Jacques Le Marois, presidente da MandrakeSoft; Dirk Hohndel, CTO da SuSe, e Richard Stallman, fundador do GNU Project e da Free Software Foundation.

Realizado em Paris, Montreal, Madrid e Shangai, a Linux Expo, organizada pela Sky Events, tem como próximos destinos Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Milao (Itália), Toronto (Canadá), Moscou (Rússia), Munique (Alemanha), Londres (Inglaterra), Joanesburgo (Africa do Sul) e Seul (Coréia do Sul).

Informaçoes sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.linuxexpobrasil.com.

Pesquisa - Uma pesquisa realizada, no ano passado, pelo IDC dos Estados Unidos mostrou que o Linux e os sistemas de software livre atingem 21% das companhias americanas de médio porte e 30% das grandes empresas.

Essa pesquisa também apontou que a principal aplicaçao do Linux é o servidor Web, usado por 42% dos clientes entrevistados, seguidos pelos servidores de arquivos e de impressao com 26% e servidores de mensagens e e-mails com 23%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;