Esportes Titulo
Cruzeiro e Paysandu disputam título da Copa dos Campeões
Luciana Sereno
Com Agências
03/08/2002 | 21:15
Compartilhar notícia


Cruzeiro e Paysandu decidem neste domingo, às 16h, no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), o título da Copa dos Campeões. A vitória transformará uma das duas equipes no clube mais vencedor do ano no futebol brasileiro. Em 2002, tanto a equipe mineira quanto o time do Pará já levantaram dois troféus. O Cruzeiro foi o campeão da Copa Sul-Minas e do Supercampeonato Mineiro, enquanto o Paysandu ganhou a Copa Norte e o Campeonato Paraense.

A disputa de domingo dá chance a ambas equipes de chegar à terceira conquista do ano. O vencedor não só garantirá uma vaga para a Copa Libertadores da América 2003 como deixará para trás a equipe perdedora e outros dois clubes do ranking dos maiores vencedores de 2002.

Com a vitória no primeiro jogo, realizado em Belém (PA), na última quarta-feira, por 2 a 1, o time do Cruzeiro joga pelo empate e por isso está mais próximo do título. O motivo leva dirigentes e torcedores do Paysandu a creditarem à disputa de domingo como a mais importante de seus 88 anos de existência. A diretoria do Paysandu considera relevante o fato de pela primeira vez um time do Pará ter chegado tão longe em uma disputa de âmbito nacional.

Consciente da responsabilidade que pesa sobre seus ombros, o treinador do time paraense, Givanildo Oliveira, é taxativo: “A euforia dos torcedores é uma coisa, mas não podemos esquecer que nossos atletas terão de se superar em campo para alcançar a vitória”. Ele entende que o time precisa ter cautela para chegar à área do Cruzeiro sem se descuidar da vigilância na defesa para não tomar gol num contra-ataque. “Foi assim que perdemos o jogo em Belém e não podemos mais repetir o mesmo erro”, afirmou Oliveira.

O volante Rogerinho, que já soma 11 títulos em 12 anos de atuação no futebol paraense, disse acreditar que o Papão é hoje um “time amadurecido”. “Não foi à toa que chegamos à final da Copa dos Campeões”, disse ele, que não desmerece o mérito do time adversário e reconhece sua tradição em grandes decisões. “No entanto, não adianta só pensar nisso. Temos de encarar sem medo a partida decisiva e impor o nosso ritmo ao jogo. Afinal, essa é a partida das nossas vidas.”

Em campo – A escalação do Paysandu para enfrentar os cruzeirenses poderá ser formada pelos titulares. Os volantes Sandro e Jobson e o goleiro Marcão foram liberados pelo departamento médico e estão confirmados. Sábado, a comissão técnica do Paysandu orientou os jogadores a evitar desgastes desnecessários. O treino da véspera de decisão foi leve para não forçar a musculatura dos atletas. Para evitar esforços demasiados, o técnico trabalhou com a estratégia de manter conversas sobre como manter a tranqüilidade e concentrar-se apenas na partida com o elenco, que aprovou a idéia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;