Setecidades Titulo
Reforma da ponte fica para Santo André
Renan Fonseca
Camila Brunelli
16/06/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André vai assumir os reparos na ponte da Rua Felipe Camarão, onde um ônibus derrapou na semana passada e caiu sobre os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A informação foi dada ontem pela administração de São Caetano, que até então arcaria com a construção de parte do muro de proteção danificada pela colisão. Santo André confirmou que fará a reforma, mas não disse quando a obra será iniciada.

A ponte serve de principal passagem para condutores e pedestres do bairro Prosperidade. Além disso, a travessia é divisa entre os dois municípios. O ônibus fazia a linha 101 (Prosperidade/São Paulo-Vila das Olarias), quando despencou para a parte que pertence a Santo André, motivo pelo qual São Caetano decidiu repassar a responsabilidade para a vizinha.

Até o momento, cavaletes e faixas zebradas são os únicos equipamentos que isolam o local atingido. A acessibilidade ao buraco na mureta é fácil e não existe fiscalização para orientar pedestres.

Por ser divisa, a ponte recebe dois nomes. Felipe Camarão, na porção de Santo André, e Piratininga, por São Caetano. No dia do acidente, a administração sãocaetanense afirmou que o local "não recebe tráfego intenso e, por ser estreito, a velocidade permitida é de 60 km/h, no máximo". Porém, moradores e pedestres afirmaram que vários veículos atravessam a ponte. Pela manhã, o fluxo é maior e existe, sim, congestionamento. "Passo por aqui todos os dias pela manhã para ir ao trabalho, e às vezes não tem como atravessar a rua. É muito movimentado", disse Cristiane Tyrzia, 23 anos.

Proprietária de um bar que fica na esquina da Rua Piratininga, dona Maria Madalena Rocha Ramos, 55 anos, relatou que já flagrou vários acidentes. "Já tiveram caminhões que bateram em postes, carros que quase todas as semanas derrapam sobre os paralelepípedos. Agora a situação está mais perigosa, pois alguém pode cair pela abertura no muro."

 

Motorista do coletivo depõe um dia depois de receber alta 

A motorista Lilian Souza Freitas, 30 anos, esteve ontem no 2° DP de Santo André para prestar depoimento. Ela dirigia o ônibus que caiu da ponte da Rua Felipe Camarão sobre a linha férrea, na semana passada, deixando 16 feridos.

Segundo o delegado Oswaldo Fuentes Junior, Lilian relatou que dirigia a cerca de 50km/h quando viu que um carro pequeno e de cor clara vinha na contramão. Ao frear, ela perdeu o controle do ônibus e foi de encontro à mureta lateral. O coletivo chegou a ficar pendurado por cerca de dez segundos antes de cair. Depois da queda, a motorista teria perdido a consciência, segundo seu depoimento.

Fuentes informou que pretende concluir o inquérito o mais rápido possível, mas aguarda resultado dos laudos da Polícia Científica, que realizou nova perícia no ônibus. Oito pessoas ainda devem ser ouvidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;