Internacional Titulo
Antiinflamatório Vioxx é mais perigoso do que se pensava
Da AFP
03/05/2006 | 21:18
Compartilhar notícia


O antiinflamatório Vioxx, do grupo farmacêutico americano Merck, pode provocar ataques cardíacos antes do que se pensava, revela um estudo realizado pela Universidade canadense McGill.

Segundo este relatório, publicado na última edição do periódico da Associação Médica Canadense, em 25% dos pacientes que sofreram uma crise cardíaca durante o tratamento com Vioxx isso aconteceu ao longo das duas primeiras semanas de consumo do remédio.

O antiinflamatório foi retirado do mercado em setembro de 2004, depois que o laboratório Merck divulgou um estudo interno mostrando que o Vioxx duplicava as chances de se ter um acidente cardíaco após 18 meses de tratamento.

O Merck enfrenta vários processos nos EUA e Canadá por este medicamento.

O estudo canadense é o primeiro a evocar um período de tempo tão curto para a aparição de um acidente cardiovascular.

O "risco de crise cardíaca causada pelo Vioxx é muito mais rápido do que se reconhecia até o momento", afirmou a Universidade em um comunicado.

"Um quarto das pessoas do nosso estudo sofreu infarto do miocárdio (...) duas semanas da primeira ingestão de Vioxx", disse Linda Lévesque, principal autora da pesquisa.

O informe mostra ainda que o risco de sofrer um ataque cardíaco volta ao normal, depois de um mês sem o consumo do antiinflamatório.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;