Inep recomenda que estudantes de todo País iniciem 3º ano sabendo ler e escrever
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A Prefeitura de São Bernardo divulgou nesta quinta-feira (27) os resultados da Avaliação Formativa de Alfabetização, realizada no início de março, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O exame foi adotado como ferramenta para nortear investimentos que devem ser feitos na Pasta.
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Os dados mostraram uma preocupante situação na qual 50,1% dos alunos que chegaram ao 3º ano do ensino fundamental na rede municipal não estão alfabetizados. No segundo ano, 29,2% sabem ler, escrever e compreendem os textos, enquanto 15,4% consegue ler, mas sem compreensão, 17% são leitores de sílabas, 12% de palavras, 12% de letras, 8% de frases e 6% não sabem ler. A meta estabelecida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é que crianças de todo País concluam o segundo ano sabendo ler e escrever.
O prefeito Marcelo Lima (Podemos) destacou o objetivo do exame. “A Avaliação Formativa, desenvolvida pelos nossos profissionais da Educação e pela Secretaria de Educação, sob a supervisão do secretário Júlio César da Costa, fez um verdadeiro raio-X da situação das nossas crianças nas escolas municipais. Agora, com o resultado, nossos profissionais da Educação terão uma visão mais clara sobre as adaptações necessárias para melhorar a Educação de São Bernardo”, disse.
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Diante da situação, Lima anunciou um plano de ações. “A partir de hoje, vamos estabelecer estratégias concretas para evoluir no aprendizado, com metas de trabalho nas escolas e a inauguração da Escola de Formação do Profissionais da Educação de São Bernardo, em abril, no Cenforpe, para preparar os nossos professores a criar um planejamento educacional mais específico, de acordo com a realidade dos nossos alunos. Só assim, teremos condições de elevar nosso Ideb, de 6,7 para 10”, disse Lima.
O secretário Júlio César disse que o projeto será construído por professores, diretores, coordenadores pedagógicos das escolas e secretarias de educação. “Nós não estamos copiando nenhum modelo, estamos partindo de uma realidade nossa, é uma construção de São Bernardo”, garantiu.
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