Ação coordenada pelo Semasa contou com apoio da GCM e da Polícia Civil
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Civil, por meio do GOE (Grupo de Operações Especiais) e da Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), interditou nesta quarta-feira (12) comércio de sucata que funcionava de forma ilegal na Rua Quatorze de Junho, no Jardim Santo André.
O proprietário recolhia materiais junto à Avenida Firestone (no bairro Casa Branca) de forma totalmente irregular. A atividade nesse local gerava concentração de catadores de materiais recicláveis e moradores em situação de rua, que comercializavam a sucata. De acordo com a investigação das equipes, os moradores em situação de rua e os catadores vendiam os materiais sob coação, para esse único comprador.
LEIA TAMBÉM:
Moradores reclamam de focos de dengue em imóvel abandonado em Santo André
GCM autua 19 estabelecimentos por perturbação sonora em Santo André
Além disso, a atividade irregular gerava acúmulo de resíduos nas calçadas e nas ruas do entorno, provocando diversas reclamações por parte da população. Após averiguação da fiscalização ambiental do Semasa, foi detectado que o proprietário do espaço operava o transbordo dos materiais em um terreno público invadido, localizado na interseção da Rua Quatorze de Fevereiro com a Avenida Primeiro de Dezembro, no Jardim Santo André.
A abordagem das equipes ocorreu na manhã desta quarta-feira, quando o caminhão utilizado pelo proprietário, que também estava em situação irregular, foi identificado e denunciado ao Semasa de forma anônima. O veículo foi apreendido pela Guarda Civil Municipal. O Semasa autuou o proprietário pela disposição irregular dos resíduos na via e no passeio, e pelo comércio de sucata no Jardim Santo André.
No Jardim Santo André, a Polícia Civil foi acionada para proceder com a perícia e todos os materiais serão apreendidos e destruídos pela autarquia, por representarem risco à saúde pública, conforme a Lei Municipal 7.733/1998 e o Decreto Municipal 14.300/1999.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.