Setecidades Titulo
Rubéola: vacinação começa neste sábado para crianças e adultos
André Vieira
Especial para o Diário
09/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa neste sábado, em todo Estado, campanha dupla de vacinação. Crianças com até cinco anos serão imunizadas contra paralisia infantil. Jovens e adultos, com idade entre 20 e 39 anos, receberão doses contra rubéola. Em todo Grande ABC, mais de 1 milhão de pessoas são esperadas.

Nas setes cidades, a expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar cerca de 180 mil crianças contra a poliomielite na segunda fase da campanha, que começa e termina hoje. Nos últimos 20 anos, nenhum caso de paralisia infantil foi registrado no Estado.

Para os adultos, a vacinação contra rubéola acaba só no dia 12 de setembro. Até lá, as autoridades de Saúde esperam imunizar cerca de 95% dos 879.440 homens e mulheres que moram na região e estão dentro da faixa etária da campanha.

Assim como no Estado, os números mostram que a doença está avançando na região. São Bernardo, São Caetano e Mauá, por exemplo, registraram, juntas, 14 casos em 2006. Um ano depois, os três municípios somavam 62 doentes. Em todo Estado, os números pularam de 66, há dois anos, para 1.659 em 2007. Desse total, 68% dos casos foram verificados em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica.

A vacinação deste ano será a maior mobilização contra a doença em toda história de São Paulo. Cerca de 15 mil postos fixos e volantes estarão à disposição dos paulistas.

Aproximadamente 57 mil profissionais foram convocados para a campanha. A Organização Pan-Americana da Saúde pretende erradicar a rubéola em todo continente até 2010.

Febre, dores de cabeça e no corpo, coriza e tosse são alguns dos principais sintomas da doença. Sua forma mais grave é a rubéola congênita - transmitida da mãe para o feto - que pode causar surdez, glaucoma e, em alguns casos, provocar o aborto. (Supervisão de Daniel Trielli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;