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Mulher tira roupa na fila do INSS
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
12/02/2007 | 23:24
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Cansada de aguardar atendimento para passar por uma perícia médica, uma mulher de cerca de 40 anos decidiu protestar e ficou nua no posto do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Santo André, por volta das 10h30 desta segunda. Algumas pessoas que presenciaram o fato e não quiseram se identificar disseram que ela estava transtornada e gritava pelos corredores do posto: “Pago impostos e não mereço ser tratada assim”, dizia. Funcionários não quiseram comentar o caso.

A gerência executiva do posto informou por meio de nota que a mulher chegou ao local por volta das 9h10 e foi orientada a retirar uma senha para ser atendia no setor administrativo, onde seriam completados seus dados cadastrais.

De acordo com o INSS, o procedimento é necessário quando a pessoa faz o agendamento de perícia pelo telefone 135 ou internet e não está com os dados atualizados no cadastro do órgão. A perícia, traz a nota, só pode ser feita após a atualização.

Segundo o INSS, ao receber as orientações a mulher ficou alterada e invadiu a sala de um dos médicos exigindo o atendimento. Ele teria pedido que saísse e aguardasse ser chamada. Foi então que a mulher começou a proferir palavrões e a tirar a roupa, diz a nota.

Ela teria sido contida por funcionários, que chamaram à polícia. Uma mulher que a acompanhava ajudou-a a colocar a roupa novamente.

Abordada por policiais, continua a nota, a mulher teria saído da agência protestando e, na calçada, voltou a tirar a roupa. Ela só se conteve com a chegada de uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Nem o INSS nem a Prefeitura informaram o nome da paciente nem para qual unidade de saúde foi levada.

Quem estava na fila nesta segunda de manhã dizia que a espera era de cerca de 20 minutos. A gerência executiva do INSS de Santo André informou que o tempo não é excessivo, se comparado com outros serviços prestados à população, como bancos e postos de saúde. Na nota, aponta que tem atuado para “buscar alternativas visando reduzir cada vez mais o tempo de espera.”



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