Setecidades Titulo Polêmica

Igreja provoca revolta por fogos de artifício à noite: 'Falta empatia'

Embora o evento tenha sido uma celebração para muitos, o uso de fogos de artifício às 23h causou insatisfação entre moradores da região

26/02/2025 | 15:56
Compartilhar notícia
FOTO: Redes sociais
FOTO: Redes sociais Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A inauguração da Igreja Além do Véu, localizada na Rua Manoel Coraza, no Centro de São Bernardo, na noite desta terça-feira (25), gerou um grande burburinho nas redes sociais e nas ruas da cidade. Embora o evento tenha sido uma celebração para muitos, o uso de fogos de artifício às 23h causou insatisfação entre moradores da região.

LEIA MAIS: Barulho de fogos de artifício é prejudicial a crianças e animais

Em um vídeo compartilhado pelo perfil da igreja, os responsáveis pela inauguração expressaram alegria e entusiasmo com a nova fase da instituição. A legenda da postagem dizia: “Inaugurada nossa nova casa! Com direito a fogos no fim do culto e com a presença de grandes amigos @felippevaladao @marianavaladao @anapaulavaladao @hananieleduardo @mateusbritoh. Que noite foi essa? O novo de Deus chegou!!! Vem pro lugar do encontro! Te vemos domingo.” 

DGABC

Apesar da empolgação nas redes sociais, a reação dos moradores foi imediata e negativa, especialmente devido ao horário tardio dos fogos, por volta das 23h. Nos comentários, vários residentes expressaram descontentamento, destacando os impactos do barulho em pessoas e animais da região. Um comentário chamou a atenção: "Deus mandou avisar que dá para orar quietinho sem atormentar a vizinhança."

Outros moradores criticaram duramente a falta de consideração pelo bem-estar dos vizinhos, em especial em relação ao impacto nos animais e nas pessoas sensíveis ao barulho. "Soltar fogos em plena semana próximo a residências, esqueceram do amor ao próximo? Sem respeito aos autistas, sem respeito aos animais! Imagina quanto animais passaram mal ou fugiram? Por que não comemoram com louvor e adoração?", escreveu um internauta.

LEIA MAIS: Fogos de artifício são motivo de preocupação durante a ‘virada’

Em outro comentário, um morador fez questão de frisar que a maioria dos moradores dos dois condomínios próximos à igreja são cristãos, muitos evangélicos. "Não estamos indignados com a inauguração, mas com a queima de fogos às 23h, que durou mais de 8 minutos. Podiam ter soltado os rojões, mas por que fazer com estampido? É proibido em todo o estado de SP", afirmou. 

Outros moradores também demonstraram a preocupação com o horário, mencionando o impacto nos trabalhadores que acordam cedo, bebês dormindo, idosos e animais de estimação que sofreram com o barulho. "Eu sou da igreja. Não consegui ir ontem, infelizmente, mas assim que vi nas redes que soltaram os fogos com barulho, sabia que daria problema! Ainda mais pelo horário. Foi lindo, mas erraram nisso sim. Fica de aprendizado", disse um comentarista.

Em um tom de crítica, um morador fez um apelo: "Exibem com orgulho a falta de amor ao próximo, respeito e empatia. 23 horas de dia útil, aquela quantidade absurda de fogos, no próximo evento, ao invés de gastar em algo tão fútil, façam caridade que se assemelha mais ao que Cristo nos deixou."

LEIA MAIS: Fogos de artifício exigem atenção e cuidado no manuseio

Lei

Vale destacar que a Lei Estadual nº 17.389, de 28 de julho de 2021, proíbe em todo o estado de São Paulo a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso. A proibição se aplica a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas ou locais privados.

A reportagem do Diário entrou em contato com a Prefeitura de São Bernardo, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. O texto será atualizado quando for enviado um posicionamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;