Cultura & Lazer Titulo
Serviços de TV e Internet podem ter uso simultâneo
Gustavo Baena
Especial para o Diário
04/10/1999 | 18:53
Compartilhar notícia


O uso simultâneo da TV a cabo e da Internet é o destaque do estande da Trellis e da Cisco na ABTA 99 (Feira e Congresso Internacionais de TV/Telecomunicaçoes por Assinatura), que termina terça.

O único cable modem em BroadBand (SoHo Services) no Brasil foi desenvolvido por meio de uma parceria entre as duas empresas de redes. A uniao de tecnologia visa a transformaçao de usuários e operadoras de TV a cabo em agentes e participantes da Web. Segundo Cassio Spina, diretor da Trellis, os internautas vao navegar 500 vezes mais rápido devido à nova tecnologia. "Os Estados Unidos também contam com uma participaçao intensa dos serviços corporativos BroadBand", ressalta Spina.  Estao sendo estudadas tarifas escalonadas de acordo com a utilizaçao do cable modem. O equipamento pode chegar ao mercado - corporativo ou usuário doméstico - como produto de prateleira, assim como um fax modem. O custo inicial do cable modem está projetado em US$ 350.

A tecnologia da Trellis e da Cisco permite a amortizaçao dos custos e que uma mesma conexao seja compartilhada. Ainda amplia os benefícios de velocidade a mais de um usuário e o potencial de aplicaçoes. A conexao será instantânea, como o ato de ligar a televisao, evitando que os usuários fiquem esperando uma conexao com seu provedor.

O desenvolvimento do cable modem é fundamentado no padrao aberto MCNS DOCSIS (Data Over Cable Service Interface Specifications), criado por fornecedores de tecnologia e operadoras internacionais de TV a cabo. "Nossa proposta indica que, no futuro, o usuário poderá escolher suas marcas e serviços no mercado de eletrônica, como ocorre hoje com nossas placas de fax modem, optando pelo produto que lhe for mais conveniente e pela estrutura de serviços mais interessante", diz Spina.

Uma pesquisa do Ibope revela que 2,5 milhoes de brasileiros estao conectados à Internet, sendo 46% heavy users (usuários freqüentes). De acordo com a ABTA (Associaçao Brasileira de TVs por Assinatura), existiam até setembro do ano passado 1,77 milhao de assinantes de TV a cabo no Brasil. Entre 1993 e 1996, o mercado registrou um crescimento de 80%.

A Pay TV Server aponta um número de 2,7 milhoes de assinantes de TV nas três modalidades em operaçao no país: cabo, MMDS e DTH (via satélite). Spina informa que, no mercado norte-americano, há 800 mil usuários dessa tecnologia em apenas um ano e meio de implementaçao.

A ABTA 99 está sendo realizada no International Trade Mart, em Sao Paulo, e reúne 376 expositores de 14 países, que mostram as últimas novidades em sistemas de TV por assinatura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;