Cultura & Lazer Titulo
Partitura original de sinfonia de Mozart será leiloada em Londres
Das Agências
30/11/2007 | 15:00
Compartilhar notícia


Um manuscrito pertencente a uma das mais famosas composições do músico austríaco Wolfgang Amadeums Mozart (1756-1791) será leiloado na próxima semana em Londres, após ter sido encontrado em uma coleção particular na Inglaterra.

Segundo a agência Ansa, o manuscrito faz parte da Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino, viola e orquestra K364, composta em 1779, e primeira partitura escrita por Mozart a ser leiloada nas últimas décadas.

A sinfonia foi composta por Mozart aos 23 anos e da peça original sobreviveram apenas duas folhas, uma das quais a que será colocada em leilão.

O evento acontecerá na próxima terça-feira na casa de leilões londrina Sotheby's e o preço inicial será de US$ 200 mil.

Simon Maguire, especialista do departamento de música da Sotheby's, declarou que a sinfonia em questão "não só é uma das melhores obras de Mozart, mas também deu ao compositor o prestígio que estabeleceu sua reputação mundial".

"Ele não teve tempo de preencher todas as notas no pentagrama. Quase seguramente Mozart escreveu as suas para viola e seu pai, Leopold, as de violino", acrescentou Maguire.

O leilão incluirá 175 peças ligadas à música, entre elas o manuscrito original de um concerto para piano do compositor alemão Robert Alexander Schumann e o único manuscrito autografado de uma sinfonia do austríaco Franz Joseph Haydn.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;