Política Titulo Em Rio Grande da Serra
Akira anuncia primeiras medidas administrativas

Prefeito suspendeu por 90 dias pagamentos e contratação de pessoal efetivo, entre outras ações, para começar a equacionar as finanças

Angelica Richter
05/01/2025 | 15:47
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC 16/12/2024

ouça este conteúdo

 O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), adotou as primeiras medidas de austeridade para equilibrar as finanças da cidade. O emedebista tomou posse no último dia 1º, após período de transição que ficou aquém do esperado pelo novo governo.

“Estamos tomando algumas medidas administrativas para poder assegurar o bom funcionamento da máquina pública e da saúde financeira do nosso município. Aos poucos vamos colocando a casa em ordem”, destacou o pessebista.  

Akira suspendeu o pagamento de despesas por 90 dias. Segundo o prefeito, a ação visa a reavaliação da validade jurídica, regularidade fiscal e à efetividade da despesa. 

Outra medida adotada é reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor. Também fica vedada a realização de horas extras pelos servidores da administração direta do município. 

O prefeito suspendeu, por 90 dias, a contratação de pessoal efetivo, exceto profissionais da educação e da saúde, bem como casos em que a admissão é imprescindível para o atendimento da população.  

Em entrevista coletiva, Akira já havia informado a necessidade de cortes nos gastos. “Sabemos que vai ser muito difícil. Vamos fazer a reavaliação da equipe, dos funcionários públicos, para que possamos ter, ao menos, caixa. Como não sabemos como vai estar (a situação da Prefeitura), vamos identificar nos primeiros dias a questão do RH (recursos humanos), do administrativo, para que possamos determinar as ações no curto prazo, mas uma coisa é certa: vamos ter de cortar algumas ações, para que o município possa andar”, destacou em meados de dezembro, ainda no período de transição com o governo Penha Fumagalli (PSD).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;