ouça este conteúdo
|
readme
|
Na linha de frente, o Museu de Santo André e o 16º Congresso de História do Grande ABC em São Bernardo
“Não vejo grande vantagem em saber o que nos reserva o futuro. Se forem tristezas, o melhor será não as sofrermos por antecipação; se forem alegrias, conhecê-las antes seria estragar a maior parte do seu saber”.
Luiz Martins, em sua crônica diária no jornal ‘O Estado de S. Paulo’, edição de 1-1-1955.
Ao longo da série retrospectiva sobre as eleições municipais do Grande ABC, cidade a cidade, “Memória” relacionou tarefas a serem realizadas por São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Propositadamente, deixamos para hoje duas tarefas que interessam às Setecidades: o que fazer em Santo André, o que fazer a São Bernardo.
Os lembretes passam a integrar a Agenda Memória 2025.
SANTO ANDRÉ
Iniciar e concluir a revitalização do Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, reabrindo-o como joia maior da Memória de Santo André, e com dois acervos fundamentais: a coleção do News Seller/Diário do Grande ABC, restaurada, sonho da memorialista Maria Claudia Ferreira, e a coleção audiovisual da Videoteca Municipal, obra master do jornalista e produtor Júlio Bastos.
SÃO BERNARDO
Realizar o 16º Congresso de História do Grande ABC, envolvendo a rede escolar, chamando alunos e professores, despertando na comunidade o amor à História da cidade. Se falha houve em congressos anteriores, a ausência do estudante foi a maior delas.
SÃO CAETANO
Reconstruir o livro de bronze com os nomes dos autonomistas, desaparecido duas vezes da praça da Matriz Sagrada Família.
DIADEMA
Idealizar um marco para assinalar o local onde existiu a primitiva capela cujas ruínas ainda foram vistas na primeira metade do século XX junto à Rua Manoel da Nóbrega.
MAUÁ
Restaurar a Casa dos Autonomistas e dar mais vida à Praça 22 de Novembro, símbolos de uma luta consolidada por Mauá que caminha para os 70 anos: 1955-2025.
RIBEIRÃO PIRES
Preservar a obra de Walter Gallo, o ribeirão-pirense que criou, ao longo da vida, o mais lindo museu audiovisual que Memória conheceu.
RIO GRANDE DA SERRA
Criar e instalar um espaço voltado à memória de Rio Grande da Serra. Que comece pequeno na Biblioteca Pública. E se transforme no museu da cidade, com arquivo público a partir da obra da Dra. Gisela Leonor Saar.
MEMORIALISTAS
O Grande ABC, desde os primórdios do Município de São Bernardo, instalado no final do século XIX, sempre teve os seus memorialistas.
Se cada uma das Setecidades tem a sua tarefa delineada neste espaço, “Memória” tem a sua: não esquecer os memorialistas.
Em nome de todos os que se foram, lembramos hoje Philadelpho Braz, cujos escritos e imagens nos foram legados em vida pelo amigo querido que tanto lutou pela construção da Memória do Grande ABC.
EM CAMPANHA. Trabalhadores de Santo André apoiam o marechal Lott à campanha presidencial de 1960: deu Jânio, mas a classe trabalhadora cumpriu o seu papel cívico de lutar por um Brasil melhor. Valeu, Phila!
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 6 de janeiro de 1995 – Edição 8903
MANCHETE – Colapso leva o Estado a mudar Operação Descida.
O novo sistema deveria vigorar até o Carnaval (1995) e utilizar a Imigrantes só para a subida.
ECONOMIA & EMPRESAS – Sebral (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa) completava um ano de Grande ABC.
Dificuldades na obtenção de crédito e no acesso à tecnologia eram os maiores problemas detectados pelo escritório do Sebrae na região em 1994.
Dizia Elias Marão, administrador e gerente do Sebrae no Grande ABC: região tem vocação para o comércio.
EM 6 DE JANEIRO DE...
1880 - Chuvas provocavam a queda de barreiras na Serra do Mar, prejudicando o tráfego de trens da São Paulo Railway.
1905 – Roma, 4 – Criado em Pádua um comitê para instalar uma associação vêneta de proteção aos imigrantes que seguem para o Brasil.
Em Veneza continuava a greve dos trabalhadores do porto.
Madri, 6 – Faz intenso frio em quase todas as cidades do reino. Os rios Ebro e Turia estão quase totalmente gelados.
1940 - Fundado o Esporte Clube Vinte de Setembro, de São Bernardo, na Linha Jurubatuba, hoje Bairro Assunção.
COMEÇAVA 1955...
São Bento enfrentava o XV de Piracicaba e estreava o seu estádio, o atual Anacleto Campanella, no domingo, 2-1-1955. Vitória do São Bento, 1 a 0, gol marcado por Zé Carlos aos 30 minutos do primeiro tempo.
Numerosa assistência acompanhou o jogo, apesar da chuva. O gramado estava escorregadio e a renda chegou a 105.055,00 cruzeiros. Destaques do São Bento: Lamparina e Diogo.
Formou o São Bento neste jogo histórico com Narciso; Elpídio e Lamparina; Ruiz, Savério e Diogo; Sampaio, Bota, Zé Carlos, Dema e China.
NOTA – São Bento surgira da fusão entre o São Caetano EC e o Comercial da Capital. Resistiu três campeonatos, mas a fusão foi desfeita. Hoje, o SCEC é o clube vovô da cidade.
Constituída a mesa-diretora da Câmara Municipal de São Caetano para o ano de 1955: Bruno José Daniel (PDC), presidente; Luiz Lobo Neto (PSP), vice-presidente; Lourenço Rondinelli (PSP), 1º secretário; Pedro Cristofaro (UDN), 2º secretário; Ario de Barros Rangel (PTB), 3º secretário.
XXX Corrida de São Silvestre, comemorativa ao IV Centenário de São Paulo. Vitória do iugoslavo Franjo Mihalic; o brasileiro Edgard Freire chegou em segundo.
HOJE
Dia de Reis, Dia do Astrólogo, Dia da Gratidão.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Dirce Reis e Morro Agudo.
Em Pernambuco, Inajá e Sirinhaém.
E mais: Alegre (ES), Angra dos Reis (RJ), Criciúma (SC), Itapuranga (GO) e Vigia (PA).
Dia dos Santos Reis: 6 de janeiro.
Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.
Mateus, 2,11.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.