Política Titulo Em Rio Grande da Serra
Em fim de mandato, Penha entrega 1º polo do Instituto Federal do Grande ABC

Unidade conta com duas salas na Emeb Rachel Silveira Monteiro e previsão é que aulas na modalidade EAD comecem já no primeiro semestre de 2025

Angelica Richter
28/12/2024 | 07:19
Compartilhar notícia
FOTO: Angelica Richter/DGABC

ouça este conteúdo

A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD), encerra o mandato com duas grandes entregas: a do primeiro polo do Instituto Federal do Grande ABC, inaugurado ontem, e do CEME (Centro de Especialidades Médicas) na próxima segunda-feira (30). 

Com duas salas na Emeb Rachel Silveira Monteiro, no Centro, a expectativa é que o polo ofereça, já no primeiro semestre de 2025, entre 50 e 100 vagas para estudo na modalidade EAD (Ensino à Distância) em cursos de formação técnica e continuada.  

Penha afirmou que, quando foi definido que Diadema e Mauá receberiam campus do Instituto, o município não desistiu de receber uma unidade. “É uma alegria muito grande, no encerramento da gestão, sacramentar esse polo em Rio Grande da Serra. Nossa cidade é muito carente, principalmente na área da Educação. Proporcionar uma educação no nível do Instituto Federal é um grande ganho e uma felicidade enorme”, pontuou a prefeita.

O pró-reitor do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Procópio, destacou que o polo de Rio Grande da Serra é o primeiro passo na consolidação de um projeto de expansão que prevê 12 unidades no Estado de São Paulo.  

“No Grande ABC a previsão é entre sete e oito (unidades). Neste primeiro momento serão apenas cursos EAD. Estamos levantando a demanda da cidade, para que possamos, junto ao nosso corpo docente, avançar na discussão dos cursos que serão implementados”, afirmou. 

Presente ao evento, Aroaldo da Silva, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, afirmou que o polo traz oportunidades de aprendizado para os jovens da região e é a consolidação de um salto de qualidade na educação da região.  Destacou, ainda, que a instituição é uma conexão com o futuro, tendo em vista o período de transformações vivenciado, como a econômica, tecnológica e sociais. 

 “O lançamento do polo no dia 27 de dezembro, às 18h, ocorre porque aqui todos acreditam na educação, na cidade e no futuro das crianças e dos nossos adolescentes. Quero parabenizar em especial a prefeita por acreditar que é possível firmar esse convênio e trazer um polo do instituto federal”, pontuou. 


DIADEMA E MAUÁ

O pró-reitor afirmou que as duas unidades do Instituto no Grande ABC já estão com articulações em andamento. “Em Mauá já temos o prédio e, em Diadema, está em discussão o local. Porém, acreditamos que, no máximo, no final de 2025 teremos boas notícias para a região em relação a essas unidades. Aqui em Rio Grande é polo. Já nas outras cidades, campus”, destacou.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;