Política Titulo São Bernardo
Marcelo Lima reabrirá HU como pronto-socorro em 1° de janeiro

A proposta prevê que o HU inicie os atendimentos em sua totalidade já apto a receber todos os pacientes que buscarem a unidade de saúde no primeiro dia

Natasha Werneck
27/12/2024 | 12:24
Compartilhar notícia
FOTO: Nario Barbosa/DGABC

ouça este conteúdo

O prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), anunciou nesta sexta-feira (27) que, ao assumir o cargo em 1º de janeiro de 2025, o HU (Hospital de Urgência) será reaberto para atendimento direto à população como pronto-socorro. A medida representa o cumprimento de uma das principais promessas de sua campanha eleitoral.

“Com alegria anunciamos que o Hospital de Urgências vai funcionar como pronto-socorro a partir do dia 1º de janeiro. Cumpriremos mais uma promessa de campanha e seguiremos trabalhando para tornar a vida de quem vive em SBC mais feliz”, afirmou Marcelo Lima em suas redes sociais, destacando o compromisso assumido com os moradores da cidade.

O prefeito eleito explicou ao Diário que a reabertura do HU será um marco importante em seu governo. "Abrir as portas do HU para a população, deixar o hospital de portas abertas, é um compromisso meu de campanha. Para mim, é muito simbólico, por se tratar de um equipamento tão importante para a população de São Bernardo e de uma demanda que a população clamava durante a campanha. Isso é algo que promovi diretamente com o povo de São Bernardo", disse Marcelo Lima.

A proposta prevê que o HU inicie os atendimentos em sua totalidade já apto a receber todos os pacientes que buscarem a unidade de saúde no primeiro dia, reforçando que o hospital será um ponto de referência para atendimentos de urgência e emergência. "Na parte da tarde, ele já vai estar aberto para atender a população. Tendo em vista que nós temos um hospital com todos os equipamentos: ressonância magnética, tomografia, UTI e leitos. Caso nós tenhamos qualquer tipo de atendimento grave de emergência ou urgência que exija um atendimento de suporte hospitalar, ele já vai estar em funcionamento da forma que a população realmente necessitar de um atendimento urgente", ressaltou.

O podemista ainda destacou a importância do HU no atendimento à população, que, até agora, enfrentava dificuldades no acesso ao serviço. "No primeiro dia de trabalho, já assumindo como prefeito, estou mostrando respeito pelo nosso plano de governo. Começamos o primeiro dia de trabalho cumprindo aquilo com que nos comprometemos durante a campanha. Esse governo será de muitos resultados e entregas, conforme o nosso plano de governo", declarou. Ele acrescentou que o HU desempenhará o papel que anteriormente era atribuído ao Pronto-Socorro Central. “Nosso objetivo é garantir que a população de São Bernardo tenha acesso imediato e contínuo a serviços de urgência e emergência, com a qualidade que ela merece.”

Investimentos

A reabertura do HU como pronto-socorro faz parte de um conjunto maior de ações que visam melhorar o sistema de saúde em São Bernardo. Para fortalecer a rede municipal de saúde, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, foi incumbido de zerar as filas de atendimento. De acordo com a proposta orçamentária de 2025, a Secretaria de Saúde terá à disposição um orçamento de R$ 1,328 bilhão para administrar uma vasta estrutura que inclui quatro hospitais municipais, nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o PA (Pronto Atendimento) Taboão, 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além de CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), ambulatórios de especialidades, saúde bucal e outros equipamentos.

O custeio do Hospital de Emergência, segundo Marcelo Lima, "vai se comparar a um valor do que é gasto numa unidade pública de atendimento, que é uma UPA". "Na verdade, vai ter um custo até mais baixo, porque você não envolve a obra, o custeio da iluminação, da energia e da água, porque ali já está em funcionamento no hospital. Eu não estou criando um novo prédio ou criando uma estrutura para atender a população. Então, ali, nós vamos ter salas para clínicas, para especialidades, para poder atender aquela emergência que é urgência, que é o caso da UPA. O trabalho que a UPA faz, na verdade, é pronto atendimento, tendo em vista que, em caso de urgência ou emergência, ele já está próximo ao hospital e com economia na logística de ambulância e burocracia", ressaltou.

"É um plano para redistribuir os atendimentos e reduzir as sobrecargas. Vamos começar em janeiro e sentir [como será a demanda de atendimentos]. Porque, como fazem oito anos que não temos o ponto de atendimento 24 horas naquele local, que antigamente era o Pronto-Socorro Central, nós vamos ver como o equipamento público vai se portar. No caso, o hospital de portas abertas. Vamos aprimorar a cada dia que passa, entendendo as demandas e as dificuldades, para que possamos implementar e dar o melhor atendimento que a população espera para o hospital de urgência, no caso de ele estar de portas abertas", acrescentou Marcelo, que também garantiu a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem: "Nós vamos ter a contratação de imediato."

“Essa é a base para um novo momento na saúde de São Bernardo. Com investimentos robustos, estamos garantindo que a população receba o atendimento que merece, sem sobrecarregar outras unidades de saúde e com a agilidade que ela precisa”, afirmou o prefeito eleito.

Entenda a trajetória do HU

O Hospital de Urgência foi idealizado durante a gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) como parte de um projeto para substituir o Pronto-Socorro Central. Contudo, quando concluído em 2020, sob a administração de Orlando Morando (sem partido), a unidade foi convertida em um hospital de portas fechadas, atendendo apenas pacientes encaminhados de outras unidades.

Nos últimos anos, a população de São Bernardo frequentemente criticou o acesso restrito ao HU, apontando dificuldades para obter atendimentos de urgência e emergência. A reabertura como pronto-socorro, portanto, busca corrigir essa deficiência e ampliar o acesso à saúde no município. Marcelo Lima ressaltou a importância dessa mudança: "Nós sabemos que o HU tinha um grande potencial para atender a população, mas estava sendo subutilizado. A partir do momento que ele reabre de forma plena, vamos solucionar um dos maiores problemas de acesso à saúde que São Bernardo enfrenta."

Com essa reabertura, Marcelo Lima reafirma seu compromisso com a população de São Bernardo e seu objetivo de transformar o sistema de saúde local. "Este governo vai ser um governo de muito resultado e entrega. Vamos trabalhar incansavelmente para zerar as filas e garantir que cada cidadão tenha a saúde que merece", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;