Cultura & Lazer Titulo
Morre diretor de 'A Noviça Rebelde' e 'Amor Sublime Amor'
Do Diário OnLine
Com AFP
15/09/2005 | 10:06
Compartilhar notícia


O cineasta americano Robert Wise, diretor de filmes como 'A Noviça Rebelde' e 'Amor Sublima Amor', morreu em Los Angeles, Estados Unidos, aos 91 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela organização do Festival de Cinema de San Sebastian, que já tinha programada uma homenagem ao diretor esta semana.

A esposa do cineasta, Mellicent Wise, que estava na cidade espanhola para participar do festival, voltou para Los Angeles ao saber da notícia. Wise, falecido na noite de quarta-feira, não foi ao Festival de San Sebastian devido à sua idade. A causa da morte não foi revelada.

Nascido em Winchester (Indiana) no dia 10 de setembro de 1914, Robert Wise foi co-diretor, ao lado do coreógrafo Jerome Robbins, da célebre comédia musical "Amor Sublime Amor" (1961), que ganhou 10 Oscar. O cult "A Noviça Rebelde" também levou o Oscar de melhor filme e diretor.

Robert Wise estreou na indústria cinematográfica americana em 1933, como técnico de som, e seis anos mais tarde se converteu em um dos montadores mais famosos do meio, colaborando principalmente com Orson Welles em 'Cidadão Kane' (1940).

O americano dirigiu um total de 30 filmes, de 1944 a 1989, entre eles clássicos da ficção científica, como "O Dia em que a Terra Parou" e a primeira adaptação cinematográfica da série televisiva "Jornada nas Estrelas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;