Setecidades Titulo
Rio Grande da Serra troca lâmpadas das ruas
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
07/09/2001 | 18:23
Compartilhar notícia


Na próxima semana, a diretoria regional da Eletropaulo Metropolitana vai apresentar à Prefeitura de Rio Grande da Serra projeto para a troca das lâmpadas da iluminação pública de toda a cidade. Depois, o plano será apresentado ao governo federal que, por meio do projeto Reluz, libera empréstimo aos municípios para a reforma no sistema público de iluminação com o objetivo de economizar energia.

O projeto da Eletropaulo, ainda sem custo avaliado, pretende trocar todas as lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de vapor de sódio, que são bem mais econômicas e têm maior poder de iluminação.

O diretor da regional da Eletropaulo em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Vicente Todaro, disse que só com a troca das lâmpadas será possível economizar até 40% da energia consumida mensalmente com a iluminação pública.

Em tempo de racionamento, a redução no consumo em 35%, exigida pelo governo, só pôde ser cumprida depois que a Eletropaulo desligou metade das lâmpadas do município. “Mas a iluminação das ruas, que já era precária, ficou ainda pior, com uma lâmpada acesa e outra apagada”, disse Todaro. O objetivo é cumprir essa meta sem ter de apagar as luzes.

Todaro disse ainda que não serão apenas trocadas as cerca de 3,8 mil lâmpadas da cidade, mas também as luminárias. Para a implementação do projeto, depois de aprovado pelo prefeito Ramon Velasquez, este terá de passar pela avaliação da Eletrobrás. Passado por mais este procedimento, a União, por meio do projeto Reluz, libera a verba para as trocas.

Segundo o diretor da regional da Eletropaulo, o governo envia o empréstimo diretamente para a empresa e a cobrança é feita à Prefeitura, que é o órgão que deve bancar o projeto. “Vamos fazer desta forma, pois sabemos que a administração está em dificuldades. A Eletropaulo, ao assumir o empréstimo com o governo, pode dar prazos maiores para a Prefeitura quitar a dívida”, afirmou.

A reunião entre os técnicos da Eletropaulo, o prefeito e secretários deve acontecer na próxima quinta-feira no gabinete do prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;