Política Titulo
Melhora avaliação do governo e do presidente Lula
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/12/2004 | 14:33
Compartilhar notícia


A CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgou nesta terça-feira uma pesquisa do instituto Sensus que mostra a melhora na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo. Foram ouvidas 2 mil pessoas, entre os dias 7 e 9 de dezembro.

A avaliação positiva do governo subiu de 41,3%, em setembro, para 44,5%, neste mês. A aprovação pessoal de Lula passou de 58,8% para 65,4%, enquanto a desaprovação caiu de 30,7% para 26,7%.

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, os resultados positivos estão relacionados aos números da economia. "O desempenho pessoal e do governo continuam em crescimento na avaliação dos brasileiros, já pela quarta rodada consecutiva. Creio que esse desempenho se deve aos bons resultados da economia."

Segundo a pesquisa, o índice de satisfação do cidadão (ISC) brasileiro permanece estável. A alteração foi mínima, passando de 51,4%, em setembro último, para 51,8%, em dezembro. O ISC é calculado a partir da ponderação de variáveis políticas, econômicas e sociais. As utilizadas na pesquisa foram a satisfação com o país, com o Estado, com o município e com as políticas econômica e social.

Em relação à área social, 42,5% dos entrevistados acreditam que o trabalho do governo está no rumo certo. A desaprovação nesse quesito caiu de 38,1%, em setembro, para 33,5%, neste mês.

Na área política, houve uma redução na aprovação ao governo: de 38,2% para 35,7%. De maneira geral, a pesquisa indica que 40,2% dos entrevistados consideram que as políticas do governo estão sendo conduzidas adequadamente.

Eleição- A pesquisa também avaliou três possíveis cenários para a eleição presidencial de 2006. Lula leva a vantagem em todas: na primeira, ele teria 44,6%, contra 15,5% de Ciro Gomes (PPS); 9,7% de Anthony Garotinho (PMDB); e 8,9% de Aécio Neves (PSDB).

No segundo cenário, Lula tem 44,9%, seguido por Ciro Gomes (16%); Geraldo Alckmin (PSDB), com 10,7%, e Anthony Garotinho (9,5%). O último cenário coloca Lula com 43,8%; Ciro com 15,5%; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com 13,1%; e Garotinho com 8,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;