Quando três professores apaixonados por uma causa se encontram, afloram elementos que só um olhar diferenciado consegue observar
Eles falam da Casa Amarela da Fundação Santo André, da Cerâmica São Caetano, de dona Luci, esposa de Charles Murray. É quase certo que esta senhora teve papel decisivo para que a majestosa residência fosse erigida com todo zelo no coração do atual Grande ABC.
A preocupação da FSA
Depoimento: Enrique Staschower
A família Simonsen adquire em São Caetano uma cerâmica montada por um grupo francês e começa a implantar um padrão de qualidade em cerâmica de alta qualidade.
A Cerâmica São Caetano passa a ser referência na construção civil. A Casa Amarela reflete isso. Apresenta uma série de utilizações de cerâmicas em uma qualidade que não era usual. Naquele momento, o suprassumo.
A quantidade de azulejos azuis portugueses que a Casa Amarela apresenta remete àquele tipo de construção neocolonial.
É lógico que Dona Lucy Simonsen Murray teve o apoio do irmão (Roberto Simonsen) e a casa é recheada de parapeitos, pingadeiras, cerâmicas, piso que remetem à Cerâmica São Caetano.
Nós da Fundação Santo André temos a preocupação em preservar a Casa Amarela tombada junto com o projeto do campus, premiação com menção honrosa na Bienal de Arquitetura de 1976.
NO AR – A história da Casa Amarela. Uma aula com os professores Enrique Staschower, Ana Amaral Bueno e Antonio Bueno, edição para o site www.dgabc.com.br e demais plataformas do Diário
AMANHÃ – Professora Ana descreve a Casa Amarela: imóvel assistiu todo um processo de desenvolvimento ao redor no centro de um pulmão verde e ainda continua fazendo esse papel
Crédito da foto 1 – Michele dos Santos/DGABC-TV
Crédito da foto 2 – Coleção: Nanci Luglio Censon; acervo: Museu Octaviano Gaiarsa
Crédito da foto 3 – Foto: Antonio de Andrade
NAQUELE CAMINHO. Professor Enrique e o Centro Universitário Fundação Santo André na década de 1970: no detalhe, a porta de entrada principal da Casa Amarela com as iniciais de Charles Murray
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 1º de novembro de 1994 – Edição 8846
MANCHETE – Exército combate violência no Rio.
Militares assumiam o comando da operação com polícias civil, militar e federal que já vinham enfrentando o tráfico e contrabando de armas.
DIADEMA – Mais de 100 pessoas foram parar na delegacia como resultado de mega blitz da Feira do Rolo, bairro Serraria.
VÔLEI FEMININO – Brasil ficava com prata ao perder de Cuba por 3 a 0 no Ibirapuera, pelo Mundial.
EM 1º DE NOVEMBRO DE...
1894 - Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em assembleia na Faculdade de Direito de São Paulo, a convite de Antônio de Toledo Piza e Almeida, Domingos José Nogueira Jaguaribe e Estevão Leão Bourroul.
Cento e trinta e nove intelectuais participaram.
O primeiro presidente, em caráter interino, foi Cesário Mota Júnior.
Esta página Memória conviveu com os três mais recentes presidentes, a professora Nelly Martins Ferreira Candeias e os professores Jorge Pimentel Cintra e João Tomás do Amaral (presidente atual).
1904 – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo realizava sessão magna comemorativa ao seu décimo aniversário.
De acordo com os estatutos, um ato dedicado aos mortos do Instituto durante o ano.
Coube ao Dr. Miranda Azevedo fazer o necrológico do professor João dos Santos Gomes Guimarães, comendador Thomaz Galhardo, Dr. Alfredo Guedes, Dr. Aristides Milton e general Mello Rego.
Em 31 de outubro, o presidente da República sancionava a lei que tornava obrigatória em todo o Brasil a vacinação e revacinação contra a varíola.
GRANDE ABC E VOCÊ
Desfiles cívico-militares em 21 de abril, 7 de setembro, 15 de novembro e nos aniversários das cidades.
Hasteamento das bandeiras, Tiro-de-Guerra, Veteranos das Forças Expedicionárias Brasileiras.
Escolas uniformizadas e suas fanfarras.
O canto dos hinos pertinentes, as aulas de religião e de Educação Moral e Cívica.
Será que a retomada do patriotismo não seria benvinda?
Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).
HOJE
Dia Mundial do Veganismo
Dia do Sushi, no Brasil e no Japão.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Itatiba (criado em 1857, quando se separa de Jundiaí) e Taciba (criado em 1954, quando se separa de Regente Feijó).
Hoje é também o aniversário de Piên, no Paraná.
Todos os santos
1º de novembro
A festa de hoje é também a festa dos santos de nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja (J. Alves).
Ilustração: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.