Quando três professores apaixonados por uma causa se encontram, afloram elementos que só um olhar diferenciado consegue observar
ouça este conteúdo
|
readme
|
Eles falam da Casa Amarela da Fundação Santo André, da Cerâmica São Caetano, de dona Luci, esposa de Charles Murray. É quase certo que esta senhora teve papel decisivo para que a majestosa residência fosse erigida com todo zelo no coração do atual Grande ABC.
A preocupação da FSA
Depoimento: Enrique Staschower
A família Simonsen adquire em São Caetano uma cerâmica montada por um grupo francês e começa a implantar um padrão de qualidade em cerâmica de alta qualidade.
A Cerâmica São Caetano passa a ser referência na construção civil. A Casa Amarela reflete isso. Apresenta uma série de utilizações de cerâmicas em uma qualidade que não era usual. Naquele momento, o suprassumo.
A quantidade de azulejos azuis portugueses que a Casa Amarela apresenta remete àquele tipo de construção neocolonial.
É lógico que Dona Lucy Simonsen Murray teve o apoio do irmão (Roberto Simonsen) e a casa é recheada de parapeitos, pingadeiras, cerâmicas, piso que remetem à Cerâmica São Caetano.
Nós da Fundação Santo André temos a preocupação em preservar a Casa Amarela tombada junto com o projeto do campus, premiação com menção honrosa na Bienal de Arquitetura de 1976.
NO AR – A história da Casa Amarela. Uma aula com os professores Enrique Staschower, Ana Amaral Bueno e Antonio Bueno, edição para o site www.dgabc.com.br e demais plataformas do Diário
AMANHÃ – Professora Ana descreve a Casa Amarela: imóvel assistiu todo um processo de desenvolvimento ao redor no centro de um pulmão verde e ainda continua fazendo esse papel
Crédito da foto 1 – Michele dos Santos/DGABC-TV
Crédito da foto 2 – Coleção: Nanci Luglio Censon; acervo: Museu Octaviano Gaiarsa
Crédito da foto 3 – Foto: Antonio de Andrade
NAQUELE CAMINHO. Professor Enrique e o Centro Universitário Fundação Santo André na década de 1970: no detalhe, a porta de entrada principal da Casa Amarela com as iniciais de Charles Murray
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 1º de novembro de 1994 – Edição 8846
MANCHETE – Exército combate violência no Rio.
Militares assumiam o comando da operação com polícias civil, militar e federal que já vinham enfrentando o tráfico e contrabando de armas.
DIADEMA – Mais de 100 pessoas foram parar na delegacia como resultado de mega blitz da Feira do Rolo, bairro Serraria.
VÔLEI FEMININO – Brasil ficava com prata ao perder de Cuba por 3 a 0 no Ibirapuera, pelo Mundial.
EM 1º DE NOVEMBRO DE...
1894 - Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em assembleia na Faculdade de Direito de São Paulo, a convite de Antônio de Toledo Piza e Almeida, Domingos José Nogueira Jaguaribe e Estevão Leão Bourroul.
Cento e trinta e nove intelectuais participaram.
O primeiro presidente, em caráter interino, foi Cesário Mota Júnior.
Esta página Memória conviveu com os três mais recentes presidentes, a professora Nelly Martins Ferreira Candeias e os professores Jorge Pimentel Cintra e João Tomás do Amaral (presidente atual).
1904 – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo realizava sessão magna comemorativa ao seu décimo aniversário.
De acordo com os estatutos, um ato dedicado aos mortos do Instituto durante o ano.
Coube ao Dr. Miranda Azevedo fazer o necrológico do professor João dos Santos Gomes Guimarães, comendador Thomaz Galhardo, Dr. Alfredo Guedes, Dr. Aristides Milton e general Mello Rego.
Em 31 de outubro, o presidente da República sancionava a lei que tornava obrigatória em todo o Brasil a vacinação e revacinação contra a varíola.
GRANDE ABC E VOCÊ
Desfiles cívico-militares em 21 de abril, 7 de setembro, 15 de novembro e nos aniversários das cidades.
Hasteamento das bandeiras, Tiro-de-Guerra, Veteranos das Forças Expedicionárias Brasileiras.
Escolas uniformizadas e suas fanfarras.
O canto dos hinos pertinentes, as aulas de religião e de Educação Moral e Cívica.
Será que a retomada do patriotismo não seria benvinda?
Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).
HOJE
Dia Mundial do Veganismo
Dia do Sushi, no Brasil e no Japão.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Itatiba (criado em 1857, quando se separa de Jundiaí) e Taciba (criado em 1954, quando se separa de Regente Feijó).
Hoje é também o aniversário de Piên, no Paraná.
Todos os santos
1º de novembro
A festa de hoje é também a festa dos santos de nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja (J. Alves).
Ilustração: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.