Setecidades Titulo Mauá e Santo André
Vizinhos do Polo Petroquímico têm rotina alterada por simulado

Recap promove exercício de evacuação em caso de acidente com gás; moradores revelam preocupação com possível situação real

Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
29/10/2024 | 22:53
Compartilhar notícia
FOTO: Andre Henriques/DGABC

ouça este conteúdo

Moradores da região do Parque Capuava e arredores, em Santo André, tiveram sua rotina alterada ontem. Eles vivenciaram uma situação que pode ocorrer graças às atividades desenvolvidas por um de seus vizinhos: a Recap (Refinaria Capuava) da Petrobras, em Mauá. Um suposto vazamento de gás de cozinha fez com deixassem apressadamente suas casas. Desta vez foi apenas um exercício simulado. Entretanto, o sentimento de preocupação e insegurança com a possibilidade de se tornar real faz parte do dia a dia de quem reside ou trabalha nas proximidades. 

Eles tinham de deixar suas casas e seguir o plano de evacuação dirigindo-se ao ponto de encontro, localizado no Instituto Seci (Rua Ilíria, 73), mas muitos relataram dúvidas sobre a real segurança da área e os possíveis riscos de um acidente verdadeiro.

A despachante Andreia Fabiana Cardoso, 44 anos, participou da atividade para entender as medidas de segurança adotadas pela Recap. “Realmente a gente se sente inseguro, mas eu vim para ver qual era a visão da empresa. Mesmo muitas vezes sentindo essa insegurança, vamos correr atrás para sanar todas essas nossas dúvidas”, afirmou.

Além do simulado, os moradores da área participaram de uma palestra em que puderam fazer questionamentos sobre a fábrica e os possíveis riscos. Entre as dúvidas, estavam questões sobre o funcionamento da indústria petroquímica e pedidos de orientações sobre como agir em caso de problemas reais. 

Tabata Cristine, 39, descreveu o impacto que as operações da refinaria causam sobre a comunidade. “Todo mundo fica preocupado porque as chamas são muito altas, tem claridade, ficamos assustados. Não sabemos nem como reagir”, afirmou.

“Temos que aprender a (como fazer a) prevenção. Muitas vezes a petroquímica solta uma fumaça, as pessoas imaginam que já vai pegar fogo, mas a verdade é que ninguém tem a informação certa. Seria bom que essa ação acontecesse de quatro em quatro meses”, opinou o morador José Cícero da Silva, 54.

O simulado teve como objetivo preparar tanto a comunidade quanto a força de trabalho para possíveis emergências, como incêndios e vazamentos de produtos perigosos. Participaram órgãos como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, além da Braskem, empresa localizada no Polo Petroquímico.

O morador do Capuava Claudilei dos Santos mencionou que este foi o primeiro exercício do tipo que presenciou na região. “Acho importante o simulado, mas nasci aqui, tenho 57 anos e agora que estou vendo isso acontecer”, comentou. Ele ainda relatou problemas com o ar na região: “Um ar fedido, existem vezes que fico até tonto, por conta do ar que eles soltam. Chega a dar dor de cabeça, você fica sem ar”, contou.

Segundo a Petrobras, a ação foi comunicada com antecedência por meio de orientações porta a porta, folhetos explicativos, faixas e mensagens em grupos de WhatsApp mantidos pela equipe de Relacionamento Comunitário. De acordo com apuração do Diário, os moradores de fato receberam o comunicado prévio informando sobre a realização da ação e de possível maior movimentação de veículos dentro e ao redor da refinaria, além do acionamento do alarme de emergência.

Ainda de acordo com a Petrobras, o exercício é uma ação “de cuidado com a segurança das pessoas e do meio ambiente, tendo por objetivo avaliar os procedimentos de emergências. Sua execução é fundamental para manter treinadas e preparadas as equipes e força de trabalho que atuam diretamente no controle de situações dessa natureza”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;