Estudo verifica aderência de municípios a política para resíduos sólidos
ouça este conteúdo
|
readme
|
Santo André aparece no top 10 das cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes com melhor desempenho em limpeza urbana e sustentabilidade. O município é o décimo colocado no Islu 2023 (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), criado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana – o ranking foi divulgado em março deste ano.
Entre as cidades da região, São Bernardo aparece na 21ª posição, Diadema é a 54ª e Mauá é a 77ª. A Capital paulista figura na 67ª colocação, enquanto a líder é Florianópolis.
O levantamento, que é publicado pela Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente) e a empresa de auditoria e consultoria PwC, é nacional e leva em consideração os dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).
O objetivo é verificar a aderência dos municípios aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010).
Em Santo André, os serviços são de responsabilidade do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). “É mais um reconhecimento que nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, rumo a uma cidade cada vez mais limpa e sustentável. Neste aspecto, seguimos aprimorando os processos e serviços com o objetivo de ampliar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário, por exemplo”, diz o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.
Nesta edição, o estudo contemplou a análise de 3.947 cidades levando em consideração quatro aspectos: engajamento do município; sustentabilidade financeira; recuperação dos resíduos coletados; e impacto ambiental.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.