Cena Política Titulo Cena Política
PSDB paulista declara apoio a Ricardo Nunes
Da Redação
08/10/2024 | 08:41
Compartilhar notícia
Gilmar


Depois do desempenho pífio do candidato do PSDB à Prefeitura da Capital, José Luiz Datena, o partido apressou-se em anunciar o apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), que disputa o 2º turno do pleito contra Guilherme Boulos (Psol). Em nota assinada pelo prefeito de Santo André e presidente estadual tucano, Paulo Serra, a sigla informa que a decisão “leva em consideração similaridades do modelo de gestão colocado em prática pelo prefeito Ricardo Nunes, que vem ao encontro da forma de governar do PSDB”. “Também reconhecemos a capacidade administrativa do prefeito e, por isso, entendemos que é o melhor caminho na disputa do segundo turno”, prossegue Paulo Serra. Assim, o mandatário estadual tucano fez coro ao presidente nacional do partido, Marconi Perillo, que já havia declarado apoio ao emedebista. Curiosamente, Datena – que registrou menos de 2% dos votos, no pior desempenho da história do PSDB em seu berço político – fez críticas contundentes ao prefeito durante a campanha eleitoral, chegando inclusive a associar Nunes ao crime organizado. O apresentador de TV disse que não vai declarar apoio no 2º turno.

Bastidores

Finalmente

Demorou, mas o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira (foto), finalmente se manifestou após a derrota sofrida no primeiro turno, ocorrido no último domingo. Enquanto a postulante governista derrotada, Flávia Morando (União Brasil), emitiu nota oficial minutos após o resultado das eleições, o petista só se pronunciou por meio das redes sociais na madrugada de ontem. Luiz Fernando afirmou que “continuará trabalhando dia e noite como deputado estadual por uma sociedade mais justa, humana e inclusiva”. 

Boneco deu sorte

Entre os novos nomes com os quais a Câmara de São Bernardo contará a partir de 2025 figura o de Ananias Andrade (PT). O petista ficou conhecido por fazer críticas à gestão de Orlando Morando (PSDB) em vídeos com tom bem-humorado para as redes. Ananias ganhou notoriedade quando levou um boneco representando a então candidata governista ao Paço, Flávia Morando (União Brasil), para a porta da TV Globo, onde ocorria debate entre os candidatos a prefeito. Detalhe: Flávia não participou dos três debates realizados durante a campanha.

Polêmica – 1

Está na ordem do dia da sessão de hoje na Câmara de São Caetano projeto que versa sobre a isenção do pagamento da tarifa de estacionamento rotativo, a popular Zona Azul, para proprietários de veículos elétricos. Porém, a comissão de Justiça e Redação considerou o projeto elaborado pelo vereador Jander Lira (PSB), reeleito para mais um mandato, inconstitucional. 

Polêmica – 2

Ocorre que o texto, se avançar na Casa, abrirá margem para polêmicas e discussões a cerca da extensão do benefício para quem tem carro movido a combustão ou híbrido. As duas categorias de propulsão, juntas, compõem a maior frota de veículos na cidade. Porém, apesar de ter viés sustentável e estimular a compra de automóveis ecologicamente corretos, a proposta fere o princípio da igualdade.

Não funcionou

Em São Caetano, a cada eleição surgem candidatos que invocam o nome do triprefeito Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004) para angariar votos. Porém, por direito, talvez, apenas dois poderiam se apropriar do sobrenome, e ambos foram mal. Marco Tortorello (Progressistas), filho do falecido gestor, e Thiago Tortorello (Republicanos), sobrinho do ex-prefeito, receberam 596 e 371 votos, respectivamente, e não foram eleitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;