Esportes Titulo
Brasil enfrenta Austrália na estréia do Mundial
Das Agências
30/11/2007 | 14:40
Compartilhar notícia


A seleção brasileira de handebol feminino estréia neste domingo, no Campeonato Mundial, que será realizado na França. O primeiro duelo da equipe comandada pelo técnico Juan Oliver será contra a Austrália, às 11h, (horário de Brasília), na cidade de Saint Brieuc. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Austrália, Macedônia e Rússia. “Temos que respeitar todos os adversários e esse primeiro jogo não será nada fácil. E além disso, servirá para as jogadoras sentirem a quadra, acabar com a ansiedade e, assim, focar no nosso objetivo que é primeiramente passar para a segunda fase”, disse o treinador.

Na preparação a Seleção conquistou o Torneio da França, que reuniu a Polônia, Tunísia e a própria França. “Esse torneio foi muito bom para a nossa preparação. A equipe se portou muito bem, sempre concentrada e com uma boa defesa, mas o mais importante é que o rodizio funcionou. Ninguém jogou mais do que 40 minutos em cada partida e o nível não caiu. Todas entraram bem e isso mostra a força e a qualidade do grupo. Em um campeonato longo e difícil como o Mundial, esse revezamento nos ajudará bastante” - disse Juan, que também exalta a união do grupo. “As meninas estão muito unidas, tranquilas e focadas em representar muito bem o país”.

Com a vaga garantida nas Olimpíadas de Pequim em 2008, a Seleção disputa a competição com o intuito de repetir e até mesmo superar a boa colocação que teve em 2005, na Rússia, quando conquistou o melhor resultado da história do handebol brasileiro, o sétimo lugar,  e para isso Juan quer dar um passo de cada vez. “Nosso primeiro objetivo é ficar entre os 12. Estamos fazendo história, hoje nossas jogadoras disputam as melhores Ligas do mundo e isso significa que o Brasil é uma realidade e não mais uma surpresa. Sabemos das dificuldades e somos realistas, precisamos trabalhar forte, com muita humildade e garra para alcançar nossos objetivos”, disse.

Para Juan um ponto positivo é a tranquilidade das jogadoras: “As jogadoras estão tranquilas e sabem que se colocarem em prática tudo que foi treinado com certeza iremos bem. Elas estão com uma experiência e maturidade que nunca tiveram”, concluiu.

Das 16 convocadas, apenas a ponta-esquerda Aline Rosas, a Pará, atua no Brasil, na equipe da UNC / Concórdia. “Fiquei muito feliz em ser convocada, minhas expectativas para esse Mundial são as melhores possíveis. Como em toda estréia sempre há um pouco de ansiedade, mas realizamos uma ótima preparação e estamos confiantes em começar a competição com o pé direito”, finalizou.

Após enfrentar a Austrália, o Brasil joga com a Macedônia, na segunda-feira, às 16h30. E encerra a participação na primeira fase da competição na terça-feira, no mesmo horário, diante da Rússia (atual campeã mundial).

Confira a lista da equipe brasileira:

Goleiras
Chana Masson (HC Randers – Dinamarca)
Darly Zogby de Paula (Le Havre Club – França)

Armadoras
Aline Silva dos Santos 'Pateta' (Le Havre – França)
Ana Paula Rodrigues (BM Roquetas - Espanha)
Deonise Fachinello (S.D. Itxaco – Espanha)
Eduarda Idalina Amorin (Kometal Gjorce – Macedônia)
Francine Camila Moraes (Alicante – Espanha)
Silvia Helena Araújo Pinheiro (Leon Bolonmano – Espanha)
Millene Bruna Figueiredo (Leon – Espanha)

Pontas
Alexandra Priscila do Nascimento (Hyppo – Áustria)
Aline Waleska Lopes Rosa 'Pará' (UNC / Concórdia – Brasil)
Idalina Borges Mesquita 'Daly' (HC Leipzig – Alemanha)
Viviane Rodrigues Jacques (BM Elda Prestigio – Espanha)

Pivôs
Daniela de Oliveira Piedade (Hyppo – Áustria)
Fabiana Carvalho Diniz 'Dara' (Bolonmano – Espanha)
Juceli da Rosa (Randers – Dinamarca)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;