Cultura & Lazer Titulo
Bardem está cotado para melhor ator em Veneza
Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 12:45
Compartilhar notícia


O ator espanhol Javier Bardem, que interpreta o escritor homossexual cubano Reinaldo Arenas no filme 'Antes que anoiteça', e que é considerado um símbolo sexual pelos seus filmes feitos sob a direçao de Pedro Almodovar ou de Bigas Luna, é o grande favorito ao Leao de Ouro por esta atuaçao.

A interpretaçao do ator, de 31 anos, está sendo bastante elogiada pela imprensa italiana, ao contrário do filme, que é dirigido pelo pintor e cineasta americano Julian Schnabel. O filme, que foi exibido esta segunda no Festival de Veneza, está sendo considerado inferior ao anterior do diretor - ' Basquiat', de 1996.

Reinaldo Arenas, morreu em 1990, de Aids. Homossexual e anti-revolucionário, o escritor foi marginalizado pelo Governo cubano de Fidel Castro. Passou anos na cadeia, até que conseguiu sair do país, com um atestado de homossexual e louco . Toda a sua obra, na qual Schnabel se inspirou para realizar este filme, foi publicada nos EUA.

Em entrevista coletiva realizada esta segunda após a exibiçao do filme, Schnabel declarou que despreza as convençoes cinematográficas criadas pelos estúdios americanos, alegando que a preocupaçao maior é em ganhar dinheiro e nao apresentar um filme de conteúdo. Mas, que também nao pretende dar liçoes de política com seus filme. 'Para evitar que meu filme seja instrumentalizado, nao cito, hora nenhuma, a carta de Arenas em que ele responzabiliza Fidel Castro pela sua morte', concluiu o polêmico diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;