Cultura & Lazer Titulo
GNT exibe documentário sobre luta de ex-fumante para largar vício
Das Agências
30/05/2006 | 15:36
Compartilhar notícia


O GNT estréia na quarta-feira, Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, o documentário “Era Uma Vez Um Fumante”, às 21h. Dirigido por Andrés Jarach, o programa mostra a trajetória de Thomas B. em seu primeiro mês como ex-fumante.

Diagnosticado como nível 4 no teste de dependência física Fagerström, o ponto de partida para essa mudança está calcado no fascínio do protagonista pelos personagens de Clint Eastwood nos clássicos filmes de faroeste, onde a indefectível cigarrilha é presença constante em todas as cenas do "mocinho". Os flashs dos feitos heróicos da personagem em sua mente, cada vez mais, fazem a vontade de fumar ser crescente e Thomas lança uma pergunta a si próprio: "Por que parar de fazer uma coisa que faço tão bem?".

Junto a isso, a jornada começa com uma dualidade que salta aos seus olhos. De um lado, lendo uma matéria jornalística, ele se depara com uma declaração do tirano coreano Kim Jong II que diz: "Os fumantes estão entre os maiores imbecis do século, ao lado dos que não conhecem música e dos que ignoram os computadores". Do outro, uma fala da primeira cena, do primeiro ato de Don Juan de Molière: "O tabaco é a paixão das pessoas honestas e quem vive sem fumo não é digno de viver".

Para um fumante de peso como Thomas, que consumia o equivalente a 12 mil injeções intravenosas de nicotina mensalmente - o que compreende 40 cigarros ao dia - continuar seguindo uma vida envolta em fumaça parece ser a opção mais prazerosa. Mas com a ajuda de um time de especialistas, entre eles cardiologistas, nutricionistas, psicólogos e até hipnoterapeutas, a batalha contra o fumo é iniciada.

O documentário mostra ainda experiências laboratoriais com cobaias, os níveis de dependência do cigarro relacionado à cocaína e heroína, as predisposições que fazem um indivíduo se tornar dependente, e monta um verdadeiro arsenal de chicletes de nicotina, inaladores, exercícios diários e uma dieta balanceada a base de proteínas e frutas como armas no combate ao vício.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;