Há exatos 30 anos, em 17 de setembro de 1994, era aberta em São Bernardo, no Conjunto Vera Cruz, a I Exposição Industrial, Comercial, Agrícola e Cultural do Município, a Expo-Acisbec
ouça este conteúdo
|
readme
|
“Às 10h deste sábado, quando Valter Moura der por aberta oficialmente a Expo-Acisbec, o Grande ABC estará mostrando uma parte significativa da sua cultura, toda ela embasada no trabalho e nos trabalhadores que construíram esta região”.
Coluna Memória, sábado, 17-9-1994.
“São Bernardo de A a Z” foi o título da Expo-Acisbec, de 17 a 25 de setembro de 1994.
Os vários segmentos da cidade de São Bernardo ocuparam 120 estandes desenhados no chão da Vera Cruz por Etore Leonel.
Idealista, voluntário, sem nada cobrar, Leonel não só projetou como percorreu a Vera Cruz para marcar pessoalmente cada espaço. O projetista seguiu o modelo histórico da Exposição do IV Centenário de Santo André, em 1953, no espaço do atual Paço Municipal andreense.
Da Expo-Acisbec participaram: a mais antiga fábrica de móveis da cidade então em funcionamento, a Corazza; a mais antiga agência bancária, a do Banco Noroeste; a mais antiga tecelagem, a Tognato, o mais antigo chaveiro, de Arlindo Andrade.
Este foi o espírito da Expo-Acisbec, comemorativa ao cinquentenário da entidade – Associação Comercial e Industrial de São Bernardo -, sonho maior do seu presidente, Valter Moura.
“Memória” participou e cobriu o evento. Guardou material. Recebeu do repórter-fotográfico Mario Ishimoto toda a cobertura fotográfica do evento. Material único do qual lançaremos mão para uma semana completa em homenagem a tanta gente e tantos empreendimentos, muitos dos quais ficaram pelo caminho.
URUGUAI, 1918
Uma descoberta, em 1994: São Bernardo participou de uma exposição de tecidos brasileiros em Montevideo, maio de 1918. Lá estava a Fiação de Seda Nacional, de Teresina Fantinatti, cuja fábrica ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Tenente Sales, futuro Bar Marabá – uma sequência da criação do bicho de seda empreendida pelo alferes Bonilha, na mesma área, ao longo do século 19 e que chegou a ser visitada por dom Pedro.
Em algum lugar da Vera Cruz, foi contada a história da fiação de seda da primeira empreendedora de São Bernardo.
Outros empreendedores e/ou seus descendentes vasculharam arquivos e participaram da Expo-Acisbec. E a memória do empreendedorismo são-bernardense ficou mais rica.
Crédito das fotos 1 e 2 – Acervo: Rita Angela Zincaglia (em memória); reproduções: João Henrique Medice
ESTANDE INTERNACIONAL. Produtos de São Bernardo expostos no Prata em 1918 e revividos em São Bernardo em 1994: a seda da Villa, produto de exportação, numa cidade de A a Z
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 17 de setembro de 1994 – Edição 8808
TEMPO RUIM – Mais de 50 dias sem chuvas reduziam o nível da Billings.
COMÉRCIO – Cooperhodia (futura Coop), então com nove unidades e 450 mil associados, iniciava contatos para importar produtos da Argentina.
FUTEBOL – O técnico Jair Picerni deixava o Santo André a dois dias da estreia do time no Grupo C do Brasileirão.
EM 17 DE SETEMBRO DE...
1859 - Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (senador) falecia no Rio de Janeiro. É hoje nome de avenida em São Bernardo, a antiga Estrada do Vergueiro, cujas obras de remodelação foram realizadas pelo seu filho, José Vergueiro.
1894 - Confeitaria Colombo inaugurada no Rio de Janeiro.
1904 – Greve geral na Itália. Grandes centros fechados em Milão, Genova, Bolonha, Turim. Mesmo assim, teatros e outros pontos de diversão em Roma funcionavam normalmente. “As ruas estão animadíssimas, os edifícios públicos iluminaram”, informava um correspondente.
1969 - Congresso das Ligas Amadoras de Futebol aberto em São Caetano.
HOJE
Dia do Transportador Rodoviário de Carga
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Pompéia, elevado a município em 1939.
Pelo Brasil: Alvorada e Santana da Boa Vista (RS), Buerarema (BA), Felipe Guerra (RS), Major Isidoro (ALO), Morada Nova de Minas (MG) e União (PI).
São Roberto Belarmino
17 de setembro
(Montepulciano 1542 - Roma 1621). Cardeal e arcebispo de Cápua, na Itália. Da sua obra: "Controvérsias", onde expõe de maneira monumental a doutrina católica.
Ilustração: Universidade Católica Dom Bosco (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.