De acordo com o atleta, o contato com substância proibida se deu no consumo de carne na Colômbia
ouça este conteúdo
|
readme
|
Suspenso de forma provisória pela Itia (Agência Internacional de Integridade do Tênis), por presença de substância proibida no organismo, o tenista andreense Nicolas Zanellato, 22 anos, protocolou um recurso na Corte Arbitral do Esporte para anular a decisão divulgada na última quinta-feira (12).
De acordo com o documento oficial divulgado pela Itia, Zanellato testou positivo para boldenona, substância anabólica derivada da testosterona, em exame realizado no dia 25 de junho, quando disputava o Challenger de Ibagué, na Colômbia.
A entidade ainda informou que enquanto o andreense estiver suspenso, não poderá jogar, treinar ou participar de qualquer campeonato oficial.
Além do recurso para anular a suspensão, o atleta número 656 no ranking mundial divulgou uma nota oficial em sua defesa. “Defendo o jogo limpo, não uso e nunca usarei substâncias proibidas que possam me oferecer benefícios indevidos, pois não colocaria em risco a minha reputação e história no esporte que eu amo”, diz o documento.
Segundo Zanellato, a contaminação com a substância se deu no consumo de carne bovina em suas refeições na Colômbia. No país, a substância é usada por criadores de gado para dar mais massa e gordura aos animais.
O caso do atleta da região não é o único. Tenistas como a britânica Tara Moore e Barbara Gatica, do Chile, também testaram positivo nos exames de doping após o consumo de carne no país colombiano.
Nas redes sociais, o atleta divulgou uma vaquinha, organizada por familiares e amigos, com o objetivo de arrecadar doações para conseguir arcar com os custos para a defesa do caso, que ultrapassam os R$ 50 mil.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.