Política Titulo
TSE julga 4ª recurso contra resultado das eleições no MA
Do Diário OnLine
14/10/2002 | 18:50
Compartilhar notícia


O Tribunal Superior Eleitoral julga na próxima quarta-feira, em sessão extraordinária, o mandado de segurança, com pedido de liminar, expedido pelo candidato Jackson Lago (PDT) contra o resultado das eleições para o governo do Maranhão. O Tribunal Regional Eleitoral maranhense promulgou José Reinaldo Tavares (PFL) vencedor do pleito em 1º turno. O vice-presidente do TSE, Sepulveda Pertence, foi designado relator do processo.

A vitória de Tavares em 1º turno ocorreu porque o TRE impugnou a candidatura de Ricardo Murad (PSB), cunhado da governadora Roseana Sarney (PFL). A cassação ocorreu justamente por causa do grau de parentesco entre os dois, que são adversários políticos.

A impugnação da candidatura de Murad ampliou a margem de votos nulos, que não entram para a contagem que decide a eleição (os votos válidos). Assim, os 1.076.893 votos recebidos por Tavares, que antes correspondiam a 48,42% do eleitorado, se tornaram suficientes para a margem que decide a corrida em 1º turno – pelo menos 50% dos votos válidos mais um.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;