Economia Titulo
Salário de mulheres negras é 70% menor, diz estudo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
17/11/2005 | 14:38
Compartilhar notícia


A desigualdade social que atinge mulheres e negros faz com que o salário de mulheres negras corresponda a 30% do rendimento de um  homem branco, segundo o Retrato da Desigualdade, divulgado nesta quinta-feira pela Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher).

O desemprego atinge 16,6% das mulheres negras, o dobro do que entre homens brancos. "Sabemos que a população negra é a mais pobre entre os pobres e que as mulheres negras são ainda mais pobres que os homens. Estudos como esse são fundamentais para nos direcionar em relação às prioridades da ação de governo", afirmou a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

No país, 21% das mulheres negras trabalham como empregada doméstica e apenas 23% delas têm carteira assinada; entre as mulheres brancas, 12,5% são empregadas domésticas e 30% delas são registradas,

O estudo analisou os resultados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), realizada em 2003 pelo IBGE. Do total de 174 milhões de brasileiros, 41% se declararam pardos e apenas 7,3%, negros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;