Condição climática pode ter contribuído para queda do de avião em Vinhedo; combinação de baixa temperatura e umidade é considerada ‘emergência’
ouça este conteúdo
|
readme
|
A ATR, fabricante do avião que caiu em Vinhedo, Interior de São Paulo, e vitimou 62 pessoas e um cachorro de estimação de dois passageiros, por meio do manual de operações, procedimentos e mecânico da aeronave indica que o equipamento pode perder sustentação caso voe sobre condições severas de gelo.
O avião turboélices, por conta de suas características aerodinâmicas voa em altitudes mais baixas em relação aos jatos comerciais, e, por essa condição, fica sujeito a entrar em áreas de instabilidade climática, com baixa temperatura e alta concentração de umidade no ar, propícia para a formação de gelo. Há sistemas que protegem as asas, motores e outros equipamentos que garantam a sustentação e a segurança do voo.
Em trecho de nota técnica, divulgada pelo portal G1, o manual traz um alerta sobre o acúmulo de ‘gelo severo’ nas superfícies de voo, como as asas e o estabilizador horizontal. A condição pode não ser corrigida a tempo pela computação automatizada de bordo, como, por exemplo, o sistema antigelo e “degradar seriamente a performance e controlabilidade da aeronave.”
Nestas condições, a fabricante diz que manobras para deixar a região e impedir o ''''estol'''' - perda de sustentação da aeronave - devem ser realizadas imediatamente.
TRAGÉDIA
O avião operado pela Voepass, companhia aérea regional, saiu de Cascavel (PR) e seguia para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guaraulhos. O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, cidade na região de Campinas, Inerior de São Paulo.
Todos os corpos já foram retirados do local do acidente. Os trabalhos de identificação devem durar mais alguns dias.
Resultado preliminar das investigações sobre a tragédia deve ser divulgado em até 30 dias.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.