Setecidades Titulo 'Até o lustre aqui de casa mexeu'
Tremor de terra assusta moradores do Grande ABC

Terremoto de 7,3 graus na Escala Richter atingiu o Chile e impactos foram sentidos na região

Gabriel Gadelha
19/07/2024 | 09:21
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução/Street View

ouça este conteúdo

Um terremoto de 7,3 graus na Escala Richter que atingiu uma região próxima ao deserto do Atacama, no Chile, teve impactos sentidos em diferentes pontos do estado de São Paulo. Os comentários de diversos moradores sobre o tremor de terra inundaram as redes sociais, como relatos de móveis mexendo e até tonturas. Residentes da região não escaparam do fenômeno que teve início no país andino.

Em Santo André, moradores de um prédio na Vila Metalúrgica, ficaram assustados na noite desta quinta-feira (18). Relatos começaram a surgir por um grupo de WhatsApp pouco depois das 23h, próximo ao horário em que o terremoto aconteceu.

Um dos participantes do grupo, foi o primeiro a reportar o incidente, e questionou se mais alguém havia sentido a torre balançar. "Até o lustre aqui de casa mexeu", mencionando que estava no 18º andar de um edifício. Outra moradora, residente no 19º andar, também relatou ter sentido de forma intensa. "A mesa mexeu", afirmou.

Os relatos continuaram a surgir, e descreveram a sensação de balanço e  preocupação gerada. "Minhas filhas ficaram com medo até saírem de casa", complementou uma moradora. O fenômeno causou tontura em alguns moradores.

NOTA DA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, na noite desta quinta-feira (18), foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista.

O fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP.

Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento.

A Defesa Civil do Estado continua monitorando a situação.

.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;