Cultura & Lazer Titulo
Remanescentes do The Doors tocam na França
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
08/12/2003 | 19:47
Compartilhar notícia


Nesta segunda, o líder do lendário grupo The Doors completaria 60 anos. O norte-americano Jim Morrison morreu jovem, em Paris, capital de um país no qual sua banda nunca tocou. Para homenagear Morrison e quebrar o tabu, os remanescentes do The Doors se apresentam nesta terça na França. O show integra uma turnê que John Densmore, Ray Manzarek e Robby Krieger fazem por Europa e Estados Unidos. Ian Astbury, ex-The Cult, assume os vocais.

Nascido em Melbourne, na Califórnia, James Douglas Morrison teve uma vida intensa e curta. Em pouco mais de seis anos no The Doors, gravou cinco discos. Sua postura subversiva provocou expulsões de casas noturnas, incompatibilidade com o mercado fonográfico e gerou o esfacelamento do grupo. Em um show em Miami, Morrison foi preso acusado de exibir suas partes pudentas e simular masturbação e sexo oral.

Recluso em Paris, morreu aos 27 anos, em 1971. A história conta que foi encontrado morto na banheiro do hotel onde morava por sua namorada, Pamela Courson. Um médico legista atestou infarto como causa.

O caixão foi selado e poucas pessoas teriam ido ao enterro. A imprensa só soube do ocorrido cinco dias depois. Esse mistério em torno de sua morte alimenta a imaginação daqueles que acreditam que Jim Morrison ainda está vivo.

Até morto, Morrison deu trabalho. Seu túmulo é o mais visitado no cemitério Père Lachaise, em Paris. Serviu também para abrigar várias festas que seus fãs promoviam clandestinamente movidos pela tríade sexo, drogas e rock’n’ roll. As autoridades chegaram a cogitar a extradição dos restos mortais do artista para os Estados Unidos.

Música e poesia – No túmulo de Morrison há uma inscrição em grego que significa “Traz o demônio em si mesmo”. Uma de suas músicas mais conhecidas, The End, fala do retorno de um filho, que fala aos pais: “Pai, eu quero te matar/ Mãe, eu quero te f...”. Seus maiores inspiradores foram as obras dos poetas William Blake e Arthur Rimbaud e do escritor Aldous Huxley.

Com voz rouca e agressiva, Morrison incomodou no fim dos anos 1960. Outras de suas composições famosas são Light My Fire, Love Her Madly e Hello I Love You. Apenas depois de anos após a morte de seu líder, o The Doors começou a ter grandes vendagens. Na discografia constam The Doors (1967), Waiting For the Sun (1968), The Soft Parade (1969), Morrison Hotel (1970) e L.A. Woman (1971), além dos álbuns póstumos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;