ouça este conteúdo
|
readme
|
Em tempos de formação de alianças eleitorais, fronteiras ideológicas e posicionamentos históricos acabam ignorados em nome de conveniências políticas e, vez por outra, surgem acordos tão esdrúxulos que até mesmo os envolvidos têm dificuldade de explicá-los. No Grande ABC não é diferente. Ao menos por enquanto, a “medalha de ouro” nessa competição vai para o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) e para o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSB), que formarão chapa ao Paço são-bernardense nas eleições de outubro a despeito da rivalidade que petistas e Dib nutriam no passado. Porém, sua “liderança” está ameaçada por Bete Siraque (PT) e Bruno Daniel (Psol), que devem compor chapa ao Executivo andreense. Petistas e psolistas integram o mesmo campo político – o da centro-esquerda – e vem andando juntos desde o impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão de Jair Bolsonaro (PL). Até aí, portanto, nada demais. O estranhamento reside no fato de que, em 2002, logo depois que o irmão-prefeito Celso Daniel foi morto, o professor se estranhou com a agremiação e fez críticas pesadíssimas ao comando da sigla agora aliada. Sinal de que as divergências ficaram no passado.
BASTIDORES
São Pedro
No dia 29, a Vila São Pedro, maior bairro de São Bernardo, completa 37 anos de existência. Para comemorar a data, o Legislativo são-bernardense vai realizar uma sessão solene, proposta pelo vereador Josias Paz, o Gordo da Adega (Podemos). Morador do bairro, o parlamentar ressalta que a Vila São Pedro é uma “cidade dentro da cidade”. “Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, temos o segundo corredor comercial da cidade e somente a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro tem 80 mil cadastrados”, revelou. “Tenho uma paixão eterna pela vila, que também me proporcionou a oportunidade de ser vereador.”
Saudade do ninho?
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSD), pode até ter saído do PSDB após mais de uma década no ninho tucano, mas o espírito peessedebista parece ainda não ter saído dele. Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo são-caetanense postou uma foto ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e celebrou o 93º aniversário de FHC, a quem chamou de “gigante democrata” e de “social-democrata responsável pelo início dos grandes avanços do Brasil”.
Apoio ou traição?
E por falar em José Auricchio Júnior, ele já parece ter certeza da vitória de seu pré-candidato ao Paço de São Caetano, Tite Campanella (PL). Tanto que encontrou tempo na agenda para dar seus pitacos em uma das pré-campanhas ao Executivo de Santo André, cidade administrada por Paulo Serra, presidente estadual do PSDB, partido que o são-caetanense abandonou recentemente.
Congratulações
Orlando Vitoriano (PT), presidente da Câmara de Diadema, foi homenageado na noite de terça-feira pelo Legislativo de Ubatuba com moção de congratulações assinada pelo mandatário da Casa, Eugênio Zwibelberg (Avante). O petista, que possui um imóvel na cidade do litoral Norte paulista, teria colaborado para levar os serviços dos Correios aos núcleos habitacionais do município.
Bate-papo
Pré-candidato a vice-prefeito de São Bernardo na chapa encabeçada pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, o ex-prefeito William Dib conversava ontem, animadamente, com Fernando Longo, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da gestão Orlando Morando, em padaria da cidade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.