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Inspeção deve aumentar em 25% faturamento de oficinas
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
03/07/2004 | 19:26
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A aprovação da ITV (Inspeção Técnica Veicular) no Brasil pode aumentar de 20% a 25% o faturamento do setor de reparação de veículos, segundo estimativa do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

No último dia 23, a comissão especial da Câmara dos Deputados finalizou um projeto de lei para aplicação da ITV no país, que deve entrar na pauta do Congresso Nacional ainda este ano, segundo o relator da proposta, deputado federal José Mentor (PT-SP).

O Sindirepa já possui estudos sobre o impacto da ITV na economia do setor de reparação de veículos, que movimenta em torno de R$ 15 bilhões anuais, com base em ações semelhantes em outros países, segundo o diretor de assuntos institucionais do sindicato, Luiz Sérgio Alvarenga. "Esse aumento do volume de negócios deve ser permanente, já que a atualização da frota, depois de um primeiro momento, será constante."

O diretor, entretanto, não acredita na aprovação pelo Congresso Nacional ainda este ano, o que é esperado por José Mentor. "Vemos essa questão com algum receio, pois já se fala na implementação da inspeção desde o surgimento do Código Nacional de Trânsito. Por estarmos em um ano eleitoral, o cenário fica ainda pior", afirmou Alvarenga.

Sindipeças – Se a prestação de serviços de reparos e manutenção pode ter um aquecimento sensível com a implementação do ITV, a produção de autopeças não será tão afetada, de acordo com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

"Não sentiremos um impacto muito grande. Talvez só na implementação do sistema, mas, a médio e longo prazo, não. De toda nossa produção, apenas um sexto vai para o setor de reparos e manutenção. O resto se destina à fabricação de veículos", afirmou Werner Odenheimer, integrante do conselho do Sindipeças.

Investimento – A expectativa do deputado José Mentor é que seja investido R$ 1 bilhão diretamente na criação dos centros de inspeção no Brasil e sejam criados 30 mil empregos diretos, além de 100 mil indiretos.

"Além de aumentar a segurança do trânsito e melhorar o meio ambiente, a aplicação da inspeção aquecerá toda a economia do país, em diversos setores. Apenas a instalação dos postos necessários já será um fator gerador de emprego e renda", afirmou.

De acordo com o projeto da comissão parlamentar, o Brasil será dividido em pelo menos 15 regiões administrativas para a realização da ITV, e o poder público poderá delegar, por meio de concorrência, a construção e o funcionamento dos locais de inspeção a empresas particulares.

Viabilidade – Sobre a viabilidade da aplicação da ITV, o deputado acredita que "não será simples" o processo, mas que "é necessário". "A aplicação plena da inspeção veicular implicará numa mudança drástica de comportamento dos brasileiros, que deixarão de arrumar seus veículos apenas quando apresentam problemas para mantê-los em bom funcionamento de maneira constante."

O diretor do Sindirepa acha que a ITV também irá mudar a demanda em oficinas de reparo. "Com certeza, a procura por reparos preventivos irá aumentar. Os usuários deixarão de ir às oficinas apenas para consertar problemas já existentes." Além disso, as oficinas terão de se atualizar tecnologicamente, com a aquisição de equipamentos que permitam avaliar se o veículo será aprovado na inspeção oficial.




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