O hino se chama “Santo André do Coração”, é conhecido no Brasil todo e tem uma frase divinal: ‘Santo André da minha fé’
ouça este conteúdo
|
readme
|
A gestão era a do presidente Germano Schimid (1987 a 1991). Regente da Banda Sinfônica Municipal de São Bernardo, José da Conceição Souza ligou para o EC Santo André. Falou com o diretor de Futebol:
- O Esporte Clube Santo André tem hino?
- Não tem.
- Certeza disso?
- Não tem. Eu sou diretor de Futebol e reclamo isso.
- Posso apresentar uma sugestão?
- Pode. Você já tem alguma coisa?
- Tenho (a composição) em voz e violão. Pode ser?
Na verdade, José da Conceição Souza tinha tudo pronto. Já havia convidado o coral da Faculdade de Direito de São Bernardo para participar da gravação do “Santo André do Coração”, juntamente com a Banda Sinfônica de São Bernardo. É esta gravação, com mais de 30 anos, que as emissoras de rádio e TV por este Brasil afora tocam emocionando sempre a torcida ramalhina.
“Santo André do coração, dentre os clubes o maior, uma equipe de valor, para defender o nosso futebol”.
Estes versos e outros foram cantados sexta-feira à tarde na Redação do Diário pelo jornalista Nilton Valentim, diretor-adjunto de Redação, quando soube que o maestro Conceição estava se posicionando para conceder uma entrevista no DGABC-TV.
“O atleta de futebol, quando entra em campo, ajoelha e de mãos postas pede e agradece”, comenta o maestro Conceição na gravação que abre uma série comemorativa aos 20 anos da conquista maior do futebol do Grande ABC, a conquista da Copa do Brasil de 2004.
Este gesto coletivo dos nossos jogadores inspirou José da Conceição Souza na letra do hino do Santo André. A frase “Santo André da minha fé” sintetiza a fala do maestro. E por várias vezes ele se refere à frase:
1 - Santo André é o padroeiro desta cidade. Nada como colocar no hino uma frase dedicada ao santo-padroeiro.
2 - Eu dediquei esta música à toda população de Santo André.
AMANHÃ EM MEMÓRIA
O mineirinho José da Conceição Souza, hoje aos 85 anos, descobriu a música bem cedo ao identificar o som da marcha do cavalo do leiteiro, diferente da marcha do cavalo do carvoeiro e diferente da marcha do cavalo do padeiro. Descubram como este verdadeiro milagre aconteceu, amanhã, aqui em Memória.
NO AR
A entrevista completa do maestro José da Conceição Souza, com a participação do artista gráfico Paulo César Teixeira Nunes, está no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras plataformas.
Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Celso Luiz
MAESTRO CONCEIÇÃO.
O hino do EC Santo André teve arranjos do músico Nailor, o Proveta.
Foi gravado em São Bernardo pela Copacabana.
Sempre torci pelo Ramalhão. Só fico atrapalhado quando ele joga com o Corinthians.
E o clube não me esquece. Já ganhei placa de prata e numa homenagem regi o hino com muita alegria
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 11 de junho de 1994 – Edição 8723
MANCHETE – PM estoura banca de bicho em Santo André. Operação envolveu 32 homens, autuou 20 pessoas e apreendeu armas, dinheiro e veículos.
COMÉRCIO – Edson Celulari para Centro de São Bernardo na inauguração da loja de calçados Kalan, na Marechal Deodoro.
CULTURA & LAZER – Rolando Boldrin e Adauto Santos se apresentavam no Teatro Elis Regina, no Bairro Assunção.
EM 11 DE JUNHO DE...
1979 – Abertas as inscrições para venda de jazigos no Cemitério Santo André.
HOJE
Dia do Pastor Evangélico. É celebrado no segundo domingo de junho
Dia do Educador Sanitário
Dia da Marinha Brasileira. Assinala a vitória brasileira em 11 de junho de 1865 na batalha naval do Riachuelo, na Argentina.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 11 de junho: Anahy (PR), Brumado e Condeúba (BA), Curitibanos e Marema (SC), Japaratuba (SE), Maracaju (MS), Rio Espera (MG) e Sítio Formoso (PE).
São Barnabé
11 de junho
Barnabé, que significa “filho da consolação”, não fez parte dos primeiros 12 apóstolos escolhidos por Jesus, mas os acompanhou naqueles primeiros dias.
Ilustração: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.