Economia Titulo
Crédito bancário nao deve puxar alta de financiamentos
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 17:10
Compartilhar notícia


O presidente da Associaçao dos Bancos do Rio de Janeiro (Aberj), Walber José Chavantes, nao espera um forte crescimento das operaçoes de crédito no país neste último trimestre por conta da nova cédula de crédito bancário, criada no mês passado pelo Banco Central. Ele lembrou que com um déficit nominal na casa dos 12% do Produto Interno Bruto (PIB), o governo acaba abocanhando grande parte dos recursos da iniciativa privada que poderiam ser destinados às operaçoes de crédito.

"A despoupança do governo inibe uma reativaçao dos empréstimos", explicou Chavantes, que participou do seminário sobre Cédula de Crédito Bancário promovido nesta segunda-feira pela Aberj. "O governo responde por 43% da renda nacional, isso era apenas 30% há cinco anos atrás." Os juros elevados e a cunha fiscal sao outros entraves ao crescimento do crédito no país. Entretanto, o presidente explicou que os juros nao podem cair rapidamente, já que a medida teria impacto direto sobre o comportamento da atividade econômica. "Só deve ocorrer uma expansao ao longo dos próximos anos, quando se espera um reaquecimento da economia."

Chavantes ponderou que a criaçao da cédula vai diminuir o custo das operaçoes de crédito e agilizar a cobrança dos inadimplentes. Essa melhora na estrutura, segundo ele, pode estimular e desenvolver a cultura de empréstimos novamente no Brasil. "As cobranças às vezes se arrastam cinco anos, com o novo modelo, esse tempo deve cair para dois anos, no máximo", avaliou. O presidente explicou ainda que a nova cédula vem acompanhada de uma série de outras medidas para estimular o crédito nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;