Nacional Titulo
ONU registra 5,3 mi de novos casos de Aids
Por Do Diário do Grande ABC
25/11/2000 | 00:10
Compartilhar notícia


Com os 5,3 milhoes de novos casos de Aids registrados em 2000 chegam a 36,1 milhoes as pessoas no mundo portadoras ou doentes, 70% delas na Africa sub-sahariana e 1,4 milhao na América Latina, segundo estimativas difundidas ontem, em Genebra, pela Organizaçao Mundial da Saúde e Onusaids.

Em 2000, a Aids terá causado a morte de três milhoes de pessoas, o que elevaria a 21,8 milhoes o número total de mortes pela doença desde que foi identificada, há vinte anos, estimam as agências da ONU em Estatística Epidemiológica semanal.

No mundo, o número de mulheres portadoras do HIV ou aidéticas é praticamente igual ao dos homens. Em 2000, 52% dos adultos mortos eram mulheres. Dos 5,3 milhoes de novos casos em 2000, 600 mil afetaram menores de 15 anos.

Indices - Na América Latina, o número de pessoas que vivem com Aids chega a 1,4 milhao, às quais é preciso somar 390 mil casos no Caribe. A mortalidade diminui em certos países da área graças à aplicaçao de terapias antirretrovirais, constatou a ONU.

A Africa sub-sahariana, que conta apenas com uma décima parte da populaçao mundial, é a regiao do mundo mais afetada, com 25,3 milhoes de pessoas portadoras do vírus ou aidéticas (70% dos casos mundiais).

Igualmente, esta zona registra 72% dos novos casos em 2000 e 80% das mortes deste ano.

Apesar disso, "pela primeira vez, o número de novas infecçoes na Africa sub-sahariana parece se estabilizar", diz o boletim da OMS. O número de novos casos em 2000 nessa subárea africana se estimou em 3,8 milhoes contra 4 milhoes em 1999.

Na Africa do Norte e Oriente Médio, apesar da limitaçao das informaçoes, 400 mil pessoas vivem com Aids, sendo que 80 mil sao casos novos registrados em 2000, uma cifra em aumento.

Segundo estimativas da ONU, 6,4 milhoes de pessoas sao portadoras do vírus da Aids na Asia e no Pacífico, sem contar Austrália e Nova Zelândia. A maior parte das infecçoes se concentra nos grandes países do Sul e Sudeste da Asia.

Na Europa Oriental e na Asia Central, com 250 mil novas infecçoes em 2000, observa-se o aumento mais forte, com um total regional de 700 mil pessoas doentes ou portadoras de vírus.

Nos países industrializados, o número de novos casos de infecçoes permanece relativamente constante nestes últimos anos.

A disponibilidade dos tratamentos antirretrovirais continuou reduzindo a progressao da enfermidade, assim como as mortes e a transmissao do vírus de maes para filhos.

Cerca de 920 mil pessoas vivem com Aids na América do Norte no final de 2000, 540 mil na Europa Ocidental e 15 mil na Austrália e Nova Zelândia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;