Política Titulo Eleição
PT de S.Caetano promete anunciar vice no dia 24

Parceiro do pré-candidato petista saíra na convenção partidária

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
15/06/2012 | 07:19
Compartilhar notícia


PT de São Caetano deve manter o suspense sobre o nome do vice do pré-candidato ao Palácio da Cerâmica, vereador e mandatário municipal da sigla, Edgar Nóbrega, até o dia 24, quando realiza a convenção partidária para oficializar as candidaturas na eleição de 2012.

Até lá, o partido, que só fechou aliança com o PRTB, pretende dialogar com legendas que ainda estão soltas no cenário político da cidade, o que entende-se por PCdoB. A sigla em questão leva o nome do advogado Eder Xavier como pré-candidato ao Paço.

Nos bastidores, ventilou a informação de Xavier compor a chapa petista como vice. Edgar confirmou que integrantes do PT contataram o comunista, mas rechaçou qualquer suposição sobre a parceria. “Eu, particularmente, não conversei com ele. Vamos levar essa questão de vice até o dia 24. Por enquanto é só especulação”, explicou o petista.

Outra legenda isolada no município é o Psol, que tem Fernando Turco como pré-candidato à Prefeitura, que até então descartou qualquer barganha política. “O Psol tem candidatura, tem projeto político. Não vamos procurá-los”, declarou Edgar.

Na noite de ontem, o PT organizou encontro com militantes e pré-candidatos ao Legislativo para sanar dúvidas gerais sobre o pleito de outubro. Questões jurídicas sobre documentação para registro de candidaturas e materiais de divulgação da campanha foram os temas centrais do debate que contou com a presença de cerca de 50 filiados.

Um direcionamento praticamente definido pelos petistas é de que eles terão apenas o PRTB como aliado na chapa proporcional. O entendimento é de que, por contar com nomes de peso de ex-vereadores como Hamilton Lacerda, Vera Severiano e João Moraes, os postulantes ao legislativo terão votos suficientes para chegar à três cadeiras. “Nós já temos isso claro, a chapa do PT para o legislativo é fortíssima”, disse Edgar.

 

PMDB

O pré-candidato peemedebista, vereador Paulo Pinheiro, também mantém suspense sobre o nome que ocupará sua vaga de vice. Enquanto a pré-postulante governista, Regina Maura Zetone (PTB), escolheu Luiz Antonio Cicaroni (PP) como o vice e teve de lidar com reclamações pontuais dos 18 partidos aliados, Pinheiro aguardou e ainda aguarda um possível dissidente do bloco para alçar a vice. “Se viesse o grupo todo seria bom”, brincou.

O PMDB trabalha com quatro nomes para a sobrada: o comandante daPolícia Militar Robinson Castropill, Moacyr Guirão (PMDB), Lúcia Dal’mas (PMDB) e Eliana Volpate (PTN).

Edgar tenta reacender investidas no PMDB

Em meio às articulações para a escolha da vice, o PT de São Caetano tenta reacender a possível coligação com PMDB, onde Edgar Nóbrega seria o vice de Paulo Pinheiro. As tratativas foram encerradas pelos petistas há cinco dias após os peemedebistas, literalmente, terem os deixado falando sozinhos.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), um dos incentivadores da aliança, deve receber petistas de São Caetano hoje para definir a questão. Edgar nega a reunião, mas admite que visitou a Assembleia Legislativa ontem. Conversou com quatro deputados petistas para tratar do assunto. O principal, presidente do PT no Estado, Edinho Silva, tem incentivado a parceria e também mediou o contato com o mandatário paulista do PMDB, deputado Baleia Rossi.

“Naquele momento (quando a negociação com o PMDB foi abandonada) achamos por bem reafirmar o projeto do partido. Mas nós nunca deixamos de conversar e isso tem feito bem para o PT”, declarou Edgar.

Há 24 dias o PT decidiu pleitear a vice e durante todo este período o peemedebista não disse nem ‘sim’ nem ‘não’. Em contrapartida, Edgar chegou a oficializar o pedido de casamento repetidas vezes na tribuna da Câmara.

Apesar de pesquisas não divulgadas indicarem que Edgar poderia somar à chapa, Pinheiro se esquivou por entender que a rejeição aos petista no município poderia atrapalhá-lo.

Dissidente do grupo do prefeito José de Auricchio Júnior (PTB), Pinheiro evita posicionar o discurso como oposição. Entende que, com a boa avaliação e a falta de problemas para a classe média-alta, predominante no município,o discurso de mudança não soaria bem no pleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;