Cultura & Lazer Titulo Cultura gratuita
Santo André recebe oficina e apresentação de breaking nesta sexta

Iniciativas gratuitas serão realizadas no Cine Theatro Carlos Gomes

Da Redação
17/04/2024 | 16:00
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


Nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe a oficina gratuita de dança Voando com Flying Low. O projeto busca facilitar a aprendizagem do breaking, dança tradicional da cultura hip hop, por meio da utilização de diversos elementos como a pesquisa de movimentos, improvisos, aperfeiçoamento de movimentações e a dança ligada à musicalidade.

Também na sexta, às 19h, o grupo Flying Low sobe ao palco do Cine Theatro para apresentar o espetáculo Menino Assum Preto, também com entrada franca. 

OFICINA

A oficina é gratuita e voltada para pessoas com idade a partir de 15 anos. É ministrada pelos integrantes do grupo Flying Low, que surgiu em 2017, dentro do projeto social de dança Núcleo Luz, original do Bom Retiro, em São Paulo. Não é necessário ter conhecimento prévio de breaking ou de dança. As inscrições podem ser feitas pelo link https://acesse.santoandre.br/oficinabreaking

Realizada em formato de aula-imersão, a ação é desenvolvida com variadas dinâmicas adotadas com a ideia central de não somente ensinar passos de breaking, mas sim de contextualizar a verdadeira essência desta dança, visando a construção de uma dança autoral através da pesquisa de movimentos singulares de cada participante.

ESPETÁCULO

Ainda na sexta, às 19h, o grupo Flying Low mostra o seu trabalho ao apresentar, com entrada gratuita, Menino Assum Preto, primeiro espetáculo do grupo, montado em 2018 quando a equipe foi contemplada pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais VAI.

Menino Assum Preto é um trabalho que retrata por meio do corpo, o trabalhador periférico e o seu estilo de vida massificante em busca de capital. O coletivo utiliza a história e metáfora do pássaro nordestino Assum Preto, letrada pelo músico nordestino Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, usando a imagem poética da comercialização do pássaro, para retratar o estilo de vida do trabalhador periférico em São Paulo.

Com o espetáculo, o grupo já circulou por importante palcos da dança como Centro de Referência da Dança de São Paulo, 5ª e 6ª Semana do Hip Hop Mogi das Cruzes, Centro Cultura Grajaú, IDTHH Conectado 2021, Asila Festival de Rua, Sarau da Tripa, Jam da Sul - CEU Parelheiros, Faculdade Anhembi Morumbi, Espaço Cultural Adebanke, espaços culturais e unidades do Sesc SP.

A oficina e o espetáculo fazem parte do projeto “Circula Assum”, contemplado pelo edital PROAC nº 04/2023, da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, em 2023.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;