Setecidades Titulo
Pedágio Sem parar já cadastra motoristas
Samir Siviero
Da Redaçao
31/07/2000 | 19:59
Compartilhar notícia


  A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, começou nesta segunda a cadastrar os motoristas interessados em utilizar o Pedágio Sem Parar. O sistema é utilizado com um aparelho chamado tag (instalado no pára-brisa), que possibilita ao motorista passar pelo pedágio sem a necessidade de parar para pagar, até o limite de 40 km/h.

O Pedágio Sem Parar está em teste desde meados de junho em 200 ônibus da empresa Breda Transporte e Turismo e agora começa a ser expandido para veículos de passeio. O cadastro servirá para que a concessionária possa avaliar o grau de interesse dos motoristas pelo sistema e defina a compra dos aparelhos. Nao há prazo, porém, para que o sistema esteja disponível para os veículos.

O programa experimental está instalado em praças de pedágio de 11 rodovias estaduais administradas por cinco concessionárias. Ao todo, cerca de mil veículos testam o sistema.

O cadastro inclui a freqüência que os motoristas utilizam as rodovias estaduais, como gostaria de pagar e dados pessoais e do veículo. Através do cadastro, funcionários da Ecovias entrarao em contato com os motoristas e saberao se há interesse em adqüirir o tag. Cada aparelho custa R$ 33 e será comercializado pelas próprias concessionárias.

Com o Pedágio Sem Parar, ao invés de o motorista parar e pagar a taxa, duas leitoras de freqüência de rádio reconhecem o tag e liberam a passagem do veículo, levantando a cancela. Com esse sistema, a cobrança do pedágio passa a ser mensal e permite duas formas de pagamento: boleto bancário ou débito automático em conta corrente. Uma taxa de administraçao de R$ 6 por mês também é cobrada.

O sistema será opcional, pois nem todas as cabines de pedágio sao equipadas com o equipamento de leitura. No sistema Anchieta/Imigrantes, o programa funciona nos pedágios do Km 32 da Imigrantes e no Km 31 da Anchieta.

A expansao para os veículos de passeio está dentro dos planos do responsável pela implementaçao do programa por parte da Ecovias, Valdir Moreira, que estima que até o final do ano o sistema será aberto aos veículos de passeio. "Conforme sentirmos mais confiabilidade no sistema, vamos abrangendo mais veículos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;