Setecidades Titulo Presente para os pets
Hospital Veterinário Municipal é inaugurado no aniversário de Santo André

Atendimento começará nesta terça (9), com distribuição de senha exclusiva para andreenses a partir das 8h

Renan Soares
08/04/2024 | 14:02
Compartilhar notícia
Prefeito Paulo Serra, deputada estadual Ana Carolina Serra e secretário de Saúde Gilvan Júnir na inauguração (FOTO: Claudinei Plaza)


Atualizada às 16h48

No aniversário de 471 anos de Santo André, um antigo desejo da população se tornou realidade com a inauguração do Hospital Veterinário Municipal, localizado na rua Juquiá, n° 135, Vila Eldizia, ao lado da Sabina Parque Escola do Conhecimento. Com dois andares e 800 m² de área construída, o hospital vai oferecer uma estrutura completa para o tratamento e cuidado para os animais andreenses já a partir desta terça-feira (9).

No piso térreo, os visitantes encontrarão a recepção principal, a recepção do Centro de Adoção, um gatil para até 20 gatos, um canil com solarium para até 30 cães, três consultórios, uma sala para infectocontagiosos, uma sala para internação, um ambulatório, um espaço para banho e tosa e um compartimento para estoque de ração.

O projeto do piso superior inclui dois centros cirúrgicos, duas salas de pré-operatório, duas salas de pós-operatório, um expurgo, uma sala de esterilização, enfermaria, estoque, Raio X, Ultrassom, Administração, Copa, Lavanderia e dois vestiários. O prédio, construído do zero, representa um investimento de R$ 2,8 milhões realizados pela Prefeitura e por emendas parlamentares

“Este hospital é um sonho que tiramos do papel. Agora temos em Santo André um equipamento diferenciado e que, não tenho dúvida, vai trazer muita qualidade de vida para os pets e seus tutores”, disse o prefeito andreense Paulo Serra. “Esse equipamento materializa o cuidado que temos com as pessoas e a cidade que queremos construir”. Além do prefeito, a agenda contou com nomes como a deputado estadual e primeira-dama andreense Ana Carolina Serra (Cidadania) e o deputado federal licenciado Delegado Bruno Lima (Progressistas).

O atendimento será realizado mediante a distribuição de 30 senhas por dia, por ordem de chegada, além de atendimento de urgência e emergência, com prioridade para cães e gatos. Os critérios de emergência serão determinados pelo veterinário de plantão. O espaço será gerido pela SPMV (Sociedade Paulista de Medicina Veterinária), organização vencedora da licitação, que será responsável pelos serviços prestados no local.

"Um projeto que nasceu para beneficiar a causa animal e, junto ao prefeito Paulo Serra e seu governo, conseguimos transformar em hospital. É gratificante ver um sonho, muito trabalho e dedicação, antes mesmo de me tornar veterinária e vereadora, se tornar realidade. Confesso que as vezes ficava muito preocupada, pois represento o desejo de protetoras, ONGs, amantes da causa animal, mas tudo deu certo e a alegria maior é saber que nossos filhos de quatro patas foram os beneficiados”, afirma a vereadora Dra. Ana Veterinária (PSD), uma das principais defensoras do projeto.

O atendimento do Hospital Veterinário Municipal começará já nesta terça-feira (9) e será exclusivo para moradores de Santo André, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante apresentação de comprovante de residência. Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade. O atendimento 24 horas será disponibilizado apenas para animais internados.

EMOÇÃO

Os moradores que tiveram acesso ao espaço aprovaram as dependências do novo Hospital Municipal. Beatriz dos Santos, atendente de 27 anos, aproveitou o feriado e trouxe seus dois Chihuahuas para acompanhar a inauguração da nova unidade de saúde. Junto a dezenas de outros tutores e seus animais, ela pode visitar as de atendimento e aprovou a nova estrutura e seus equipamentos. 

“Estou muito feliz porque é um espaço acolhedor para nós, sempre que precisamos é necessário investir dinheiro que não temos para que nossos animais possam ser atendidos. Com a chegada do Hospital Veterinário isso não vai mais ocorrer, pois já sabemos onde vir”, conta a tutora.

Nos próximos 90 dias, haverá diálogo com o Conselho Municipal de Proteção Animal para definir os critérios de utilização do canil e gatil, que não serão ativados inicialmente para melhor aproveitamento do Centro de Adoções Animal. 

Com embaixador português, cidade relembra fundador João Ramalho

O explorador português João Ramalho foi homenageado ontem. Ele foi o fundador da cidade de Santo André em 8 de abril de 1553, então chamada de Santo André da Borda do Campo, posteriormente elevada a Vila pelo governador geral Tomé de Souza. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB), da primeira-dama Ana Carolina Serra (Cidadania), do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, o embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, e do presidente da Casa de Portugal ABC, Paulo Augusto de Freitas, além de representantes do Tiro de Guerra e escoteiros.

A primeira parte da cerimônia ocorreu na Passarela Luso-Brasileira Américo Pinto Serra, na Praça IV Centenário. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de se manter as tradições da cidade, além de exaltar os laços construídos entre os povos brasileiro e português. A cerimônia foi encerrada em frente à estátua de João Ramalho, na Praça dos Correios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;