Setecidades Titulo Memória
Correspondência. Agenda e pauta. O Museu. O Polo. O 16º Congresso.

São várias informações recebidas por Memória. Comentários diversos. Sugestões de pauta. Lembranças e pontos de vista. Reencontros. Na seleção de hoje, a alegria de receber a mensagem de Cândido Vieitez, dos primórdios desta página

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


POLUIÇÃO

‘Não ouviram o Pezzolo’ (Memória, 29-3-2024). Que duas belas e significativas charges sobre a poluição em Santo André. Elas me lembraram a poluição na década de 1970 e 1980. Hoje, criticamos. Na época, não a criticávamos. Nós, universitários. Ao contrário, a elogiávamos, porquanto significava o sucesso econômico da região. Nós subíamos até o cemitério de Camilópolis e lá em cima nos alegrávamos com a poluição dominando o Vale do Rio Tamanduateí. Quanta ignorância!

Alexandre Takara - Santo André

BEM CULTURAL

‘E o nosso museu?’ (Memória, 26-3-2024). Li com tristeza a deplorável situação em que se encontram as instalações do Museu de Santo André. É um patrimônio inestimável, não só pela significação histórica do edifício, como pelo acervo que lá se encontra. Parece não estar recebendo o devido cuidado da administração pública. Penso que memória deve comandar uma campanha permanente para “acordar” o prefeito e seus auxiliares na área de educação e cultura para esse problema.

José Armando Pereira da Silva - São Paulo

O MUSEU

Entristecedora as informações sobre a situação do Museu de Santo André. Não tinha conhecimento do fechamento. Espero que seja provisório.

Antonio de Andrade - Santo André

PHILADELPHO BRAZ

Memória poderia adiantar algo sobre o acervo (arquivo pessoal) de Philadelpho Braz?

Cândido G. Vieitez - São Caetano

Nota da Memória – Cândido Giraldez Vieitez, doutor em Ciências Sociais, é autor de “Reforma e Contra-Reforma em Santo André: a política do PCB no coração do ABC Paulista/ 1956-64” (USP, 1986); Philadelpho Braz (1926-2009), sindicalista, memorialista, saudoso orientador desta página Memória, que guarda um bom material do seu acervo, que fica à disposição de Cândido Vieitez.

HISTÓRIA E MEMÓRIA

Encaminhamos o convite do grupo História e Memória para reunião presencial preparatória ao 16º Congresso de História do Grande ABC. Data: 17 de abril. Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Endereço: Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro, Santo André.

Márcia Cristina Russi - Santo André

Crédito da ilustração 1 – Projeto Memória

SIMBOLOGIA. Na capa do catálogo da feira industrial de 1953 em Santo André, João Ramalho, a engrenagem industrial e as chaminés expelindo fumaça: retrato de uma época

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 2 de abril de 1994 – ano 36, edição 8663

MANCHETE – População ajuda na caçada a motorista.

Polícia de São Caetano recebia várias pistas sobre motorista do Voyage prata que atropelou e matou três irmãos na Avenida Goiás.

MAUÁ – Prefeitura pedia empréstimo de 5 milhões de dólares a bancos privados para concluir a pavimentação em bairros e continuar as obras de canalização do Tamanduateí.

PEDRA LISA – Gráfico Alessandro Perez era resgatado por bombeiros após queda em trilha em Paranapiacaba.

POLÍCIA – Grupo rapta engenheiro em São Caetano. Liberado num matagal da Rodovia Índio Tibiriçá. Os assaltantes foram presos em São Bernardo.

EM 2 DE ABRIL DE...

1904 – A Comissão Central do Partido Republicano reconhecia o Diretório Político de São Bernardo, constituído pelo coronel João Baptista de Oliveira Lima, tenente-coronel Alfredo Luiz Flaquer, major Gustavo Rathsan, capitão Italo Setti e capitão Francisco Antonio de Lima.

Pelo seu restabelecimento e regresso a São Paulo (estava no Rio de Janeiro), Bernardino de Campos, presidente do Estado, recebia felicitações da Câmara Municipal de São Bernardo.

1924 - Nascia em Cosmópolis (região de Campinas) Newton Ataliba Madsen Barbosa, topógrafo e historiador, secretário municipal em São Bernardo e o primeiro estudioso a se preocupar, sistematicamente, com a história da cidade.

1929 - Prefeito Saladino Cardoso Franco promulgava a lei nº 271, que dispunha sobre a urbanização no Município de São Bernardo, então abrangendo todo o Grande ABC. A lei estabelecia planos de arruamento, tratava de vias públicas e regulamentava lotes, construções e calçamentos.

1934 - Famílias de São Caetano realizavam piquenique no bosque da Vila Galvão, em Guarulhos, conforme fotografia doada por Mario Capuano à Fundação Pró-Memória de São Caetano. Entre as famílias, os Marcatti, os Lodi, os Santarelli e os Capuano.

1979 – Metalúrgicos assinavam acordo com o Grupo 14 da Fiesp. Comissão tripartite iria negociar os aumentos

Greve havia terminado em 28 de março (de 1979) ao trabalho.

Sindicatos continuavam sob intervenção.

Discutiam-se: reformulação da CLT, estrutura sindical e lei de greve.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo aniversariam em 2 de abril: 

Alumínio (1991), Capão Bonito (1857 a 1866; 1868), Cotia, Pacaembu, Pongai, Suzano e Vinhedo (todos em 1949)

Pelo Brasil: Calumbi (PE), Carlópolis e Jacarezinho (PR), Poço Fundo (MG), Porto Franco (MA) e Sumé (PB).

HOJE

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia do Propagandista

Terça-feira na Oitava da Páscoa

2 de abril

Respondeu Jesus: “Maria”. Ela virou-se e respondeu em hebraico: “Rabuni” – que quer dizer Mestre.

João, 20,16

Ilustração: Samira Rosa Madeira, Paixão de Cristo na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra, pela Cia teatral “Celebra a Vitória”, direção de Gerú Madeira; 29-3-2024.

Identificação: Samuel Senna no papel de Jesus Cristo, Ronaldo Barbosa, chefe dos soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;