Política Titulo
Paço ignora Conferência da Juventude de 2008
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Divulgação


 

A Prefeitura de Mauá tem feito ampla divulgação sobre a 1ª Conferência Municipal da Juventude. Faixas, folders e até o site do governo convidam a população a participar das atividades. Mas o evento a ser realizado no dia 11, no Teatro Municipal, não é a primeira e sim a segunda Conferência Municipal da Juventude.

Há três anos, conforme registros da municipalidade, foi promovido encontro idêntico. Em 16 de fevereiro de 2008, a Câmara foi o palco da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude. O movimento foi intitulado de Lutando por Reconhecimento, menção às bandeiras da época: a criação de secretaria ou coordenadoria para o segmento, e a regulamentação de lei de 2005, que criou o Conselho Municipal da Juventude.

A atividade foi organizada pelas juventudes de PSDB, PT, PPS e PSB, em parceria com a Prefeitura, de acordo com o relatado na sistematização do evento, que dividiu as discussões em sete grupos de trabalho temáticos: Educação e Cultura; Convivência Familiar e Comunitária; Esporte e Qualidade de Vida; Meio Ambiente; Trabalho Renda e Oportunidade; Transporte e Acesso a Serviços Públicos; e Saúde, Drogas e Sexualidade.

Vereadores da legilsatura passada participaram, entre eles, o atual presidente da Câmara, Rogério Santana (PT).

Para não restar dúvida de que a 1ª Conferência Municipal da Juventude foi realizada, de fato, em 2008, basta comparar os materiais de divulgação (veja fac-símiles ao lado). Três anos atrás, a plenária em Mauá integrou a programação da 1ª Conferência Nacional de Juventude, promovida pelo governo federal, que agora avançou para a segunda versão. A constatação é feita pelo folder da atividade do dia 11, que ignora, no entanto, a existência dos debates na cidade em 2008.

A Prefeitura informou que reconhece a primeira atividade, mas considera que ela não foi organizada pelo poder público, razão pela qual tenta justificar a conferência do dia 11 como a primeira do gênero.

 

Picuinha - Quem participou da conferência anterior não gostou nada da postura da administração do prefeito Oswaldo Dias (PT). "Querem ficar com os louros por desbravar um debate que foi iniciado lá atrás", acusa o presidente do PSDB de Mauá, Márcio Canuto, que representou o Paço - na época comandado por Leonel Damo (adversário ferrenho do petista) - em 2008.

Presidente da Juventude do PSDB municipal à época e atual secretário-geral da Juventude estadual do partido, Lucas Miranda também integrou a comissão organizadora da conferência de três anos atrás. Para ele, a administração petista ignorar sua existência é "picuinha política". "Não houve decreto (do Executivo) para fazer o chamamento da população, mas não dá para negar que existiu."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;