Aniversário - Ribeirão Pires Titulo Em Ribeirão Pires
Combatentes da Segunda Guerra são homenageados

Estátuas na Praça dos Expedicionários visam enaltecer a coragem dos heróis brasileiros

Da Redação
19/03/2024 | 08:42
Compartilhar notícia
FOTO: Gabriel Mazzo/PMETRP


Os bravos pracinhas que partiram de suas terras para lutar na Segunda Guerra Mundial receberam homenagem em Ribeirão Pires. Quatro imponentes estátuas foram inauguradas na Praça dos Expedicionários, ao lado do CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli, como um tributo à coragem e ao sacrifício desses heróis.

“A ideia para a obra foi inspirada em outro soldado que fiz após uma encomenda, nove anos atrás. Elas ficaram no meu jardim pessoal desde então. Agora encontramos um local perfeito para essa homenagem belíssima”, explicou Carlinhos Artesão, artista que assina as esculturas.

Uma das figuras emblemáticas é a do combatente Waldemar Cerezoli, morador de Ribeirão Pires, que seguiu à Itália para combater nas linhas de frente. Cerezoli esteve em combates cruciais, como a Batalha do Rio Sena, quando sua bravura e determinação contribuíram para a vitória dos aliados contra os regimes de Adolf Hitler e de Benito Mussolini.

A história de Cerezoli também inclui momentos de grande sacrifício. Ele chegou a ser capturado pelas forças inimigas e enviado a um dos temidos campos de extermínio na Itália. Após a libertação pelas tropas aliadas, porém, ele emergiu como um símbolo de resistência e esperança para seus compatriotas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;