Política Titulo Por campanha salarial
Servidores de Diadema paralisam atividades

Categoria denuncia falta de diálogo por parte da Prefeitura na Campanha Salarial 2024

Cleber Ferrette e Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
15/03/2024 | 07:56
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC


Servidores da Prefeitura de Diadema paralisaram parcialmente as atividades na tarde desta quinta-feira para protestarem na Câmara Municipal contra a falta de diálogo por parte da Prefeitura em relação à Campanha Salarial 2024 e outras reivindicações. A mobilização foi aprovada em assembleia no Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos Diadema) na última terça-feira (12). A estimativa é que tenham participado do ato 250 pessoas.

Segundo o presidente do Sindema, Ritchie Soares o governo diademense até agora não acenou com qualquer compromisso com a categoria após cinco rodadas das mesas de negociações. Entre outras pautas, os servidores reivindicam reajuste salarial, reclassificação dos cargos e salários dos funcionários administrativos, Fiscal II e nível universitário. Além disso, os servidores da Educação pedem o pagamento das progressões atrasadas, liberação de suplementação e das horas-aula para acompanhamento dos alunos PCD (Pessoal com Deficiência). “A falta desses ajuste está gerando a precarização do trabalho docente”, diz o presidente do Sindema.

Os servidores ouvidos pelo Diário em meio aos protestos não quiseram se identificar temendo algum tipo de represália. Porém, não esconderam o descontentamento com descaso da administração com as pautas de reivindicação.

“A gente executa muita tarefas e muitas delas não são pertinentes ao cargo previsto em concurso público. Falta progressão de carreira. Muitos de nós somos qualificados para exercer outras funções e ninguém vê isso. infelizmente não somos ouvidos”, desabafou uma pedagoga.

Outro servidor falou sobre o impacto desse descaso no dia a dia de trabalho. “O produto do funcionalismo é atender bem o cidadão. Com as essas condições, como podemos desempenhar nossa função com alegria?”, falou. 

Durante o ato, os manifestantes exigiram a realização de reunião com representante do governo para discutir a pauta de reivindicação. O presidente do Legislativo, Orlando Vitoriano (PT) intermediou as conversas. A reunião sobre as pautas da educação será realizada na próxima quinta-feira (21), às 14h. Já sobre a Campanha Salarial a reunião ficou para o dia 26.

Prefeitura diz que mantém diálogo

Em nota encaminhada ao Diário, a Prefeitura de Diadema informa que a paralisação de parte dos servidores públicos realizada na tarde desta quinta-feira (14), não causou prejuízo no atendimento à população. Diz ainda considerar legítimas as reivindicações e a paralisação e que mantém diálogo com o sindicato, por meio de mesa de negociação para resolução das pautas setoriais. O Paço reforça que as reuniões estão marcadas para o próximo dia 21 (Educação) e dia 26 (demais pautas). 

ACORDOS

Ainda de acordo com a nota da Prefeitura, em junho de 2022, foi concedido reajuste de 7% nos vencimentos dos servidores (sendo 4% em julho e 3% em outubro), 30% de acréscimo no vale-alimentação e no vale-refeição, além de readequar o piso salarial dos agentes de cozinha nível I. O pacote permitiu que o reajuste médio para todo funcionalismo fosse de 12,34%.

O texto prossegue explicando que, em junho de 2023, também foi concedido reajuste de 7% nos salários (divididos em três vezes: 3% reatroativo a março, 1% em agosto e 3% em novembro), vales refeição e alimentação e no subsídio do convênio médico em março. Em mesa de negociação com o sindicato, no ano passado, a Administração se comprometeu a aplicar 7% de reajuste nos salários, vales refeição e alimentação e no subsídio do convênio médico para o ano de 2024, proposta que, segunda a nota, o próprio sindicado elogiou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;